">Carlos Levi comentou nesta segunda-feira, 17, as denúncias oferecidas à 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, por dois procuradores do Ministério Público Federal, sobre gestão de recursos provenientes de contrato da universidade com o Banco do Brasil.

Reitor da UFRJ refuta denúncias do Ministério Público

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Levi, comentou, nesta segunda-feira, 17, as denúncias feitas à 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro por dois procuradores do Ministério Público Federal, sobre gestão de recursos provenientes de contrato da universidade com o Banco do Brasil.

De acordo com o reitor, o uso da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb) para gestão de recursos externos à UFRJ tem sido interpretado erroneamente pelo MPF como desvio de recursos públicos para instituição privada.

"A UFRJ já divulgou amplamente a aplicação dos mais de R$ 50 milhões, integralmente utilizados em interesse da universidade em obras, reformas de unidades, cerca de mil eventos acadêmicos e divulgação institucional", afirmou Levi.

Convênios e contratos com o Banco do Brasil foram celebrados durante a gestão do professor Aloisio Teixeira, reitor da universidade entre 2003 e 2011. O professor Carlos Levi, durante o último mandato de Aloisio, foi pró-reitor de planejamento da UFRJ.

Para Carlos Levi, as considerações recentes da Controladoria Geral da União e do Ministério Público sobre o uso de fundações de apoio universitário têm provocado um estado de alerta e insegurança em todas as universidades federais do Brasil que utilizam as instituições para agilizar a administração de recursos.

A Fujb foi criada na década de 1970 para prestar apoio à UFRJ. Criada através de lei federal, é reconhecida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

"O contrato foi firmado com parecer favorável da Procuradoria Federal da Advocacia Geral da União, que presta assessoria à universidade, e é de conhecimento amplo na UFRJ", disse o reitor.

"Estamos seguros de que a justiça irá considerar nossos argumentos e aguardamos confiantes o desenrolar desse caso, que interessa não só à UFRJ, mas a todas as instituições federais que têm nas fundações um mecanismo para dar maior agilidade à gestão de recursos", afirmou o reitor.

Confira, abaixo, a relação de investimentos, que incluem editais de eventos acadêmicos, obras e a construção de um restaurante universitário.

Investimentos gerais

Projetos aprovados em 2007 – Programa de Apoio à manutenção, reformas e obras prediais

Projetos aprovados em 2008 – Programa de Apoio à manutenção, reformas e obras prediais

Projetos aprovados em 2009 – Programa de Apoio à manutenção, reformas e obras prediais