Categorias
Memória

Escritor angolano lança o romance “Noites de vigília”

Jessika Peixoto

O romance Noites de vigília, de Boaventura Cardoso, ficcionista angolano e atual governador de Malange, província da Angola, será lançado no dia 15 de janeiro, no auditório Machado de Assis, às 14h.

Boaventura Cardoso iniciou a sua carreira literária em 1967, com a publicação de vários contos e poemas em jornais de Luanda, onde nasceu.

Membro da União de Escritores Angolanos (UEA), o autor é considerado um dos mais representativos de sua geração e da literatura angolana, tendo publicado as obras Dizanga dia Muenhu, O Fogo a FalaO Sino do Fogo, entre outras.

A ação principal do livro Noites de vigília centra-se entre 25 de abril de 1974, com a queda do regime fascista em Portugal, e 11 de novembro de 1975, data da independência de Angola.

No dia do lançamento, haverá mesa-redonda com o próprio escritor, Carmen Tindó, professora da Faculdade de Letras da UFRJ, Laura Padilha, professora do Instituto de Letras (IL) da UFF, e o pesquisador Rafael Domingues Lenz Cesar, da UFF.

O auditório Machado de Assis fica na Fundação Biblioteca Nacional, na Rua México, sem número (acesso pelo jardim), no Centro.