Categorias
Memória

Preparação para os grandes eventos esportivos

O primeiro dia do “Interseção 2013”, promovido pela Escola de Comunicação (ECO−UFRJ), com patrocínio da Globosat, foi recheado de informações sobre os eventos esportivos que tomarão conta do Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Marisa Bastos, diretora de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, iniciou sua fala comentando sobre o legado dos eventos para a cidade do Rio de Janeiro. “É necessário pensar não só nos eventos em si, mas sobretudo no pós-Copa e pós-Olimpíadas: o que restará para os nativos? Os acontecimentos vão passar, mas algo, além das lembranças, deve permanecer no país. E que não sejam só dívidas”, explicou.

Alunos, professores e interessados não escondiam a satisfação de presenciar os especialistas transmitindo conhecimento e esclarecimentos. Eram dúvidas sobre se o Brasil está preparado, os exemplos de outros países, transporte, vagas nos hotéis, aeroportos, entre outros tópicos. Uma das questões que a diretora ressaltou foram as possibilidades que o mercado de trabalho em comunicação esportiva abrirá, e ela comentou ainda a dificuldade de transformar o Brasil num país olímpico.

A segunda palestra foi iniciada com uma mesa-redonda sobre a cobertura dos Jogos. Quem achava que o “Interseção” era um evento somente de publicidade se enganou, foram abordados assuntos sobre os desafios da cobertura jornalística. Participaram da conversa André Sppinghaus, sócio-diretor da agência Prolé, Diogo Mourão, sócio-diretor da In Press Media Guide, e Sidney Garambone, editor de projetos especiais da Rede Globo, que deu detalhes sobre os números necessários para se cobrir um grande evento.

Além dos temas relativos aos Jogos, os presentes também conferiram uma aula de marketing esportivo com o palestrante Bernardo Pontes, que comentou sobre os times de futebol e como as ações influenciam na relação time−torcedor.

De certo, o primeiro dia do “Interseção 2013” foi a prévia do que serão os outros dias do evento: um verdadeiro sucesso. A professora Mônica Machado e o grupo de alunos responsáveis pela organização reservaram ótimos nomes como palestrantes. Eles ofereceram informação de qualidade e motivação para os ouvintes. Quem participou do evento saiu com saldo positivo desse dia: além do conhecimento agregado, ainda puderam tirar fotos divertidas no estande que a Globosat montou só para o evento.