">Seminário comemora os 40 anos de atividades do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) do Museu Nacional-UFRJ. Fundado em 1972, o curso tem como uma de suas metas atuar como Centro de Referência e Excelência em questões ligadas à biodiversidade nacional, visando, especialmente, a interesses sociais e ambientais.

40 anos da Pós-Graduação em Zoologia

Seminário comemora os 40 anos de atividades do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) do Museu Nacional-UFRJ. Fundado em 1972, o curso tem como uma de suas metas atuar como Centro de Referência e Excelência em questões ligadas à biodiversidade nacional, visando, especialmente, a interesses sociais e ambientais.

Avaliado com conceito cinco da Capes, o Programa acumula até hoje 565 dissertações de mestrado e 160 teses de doutorado. Nos últimos três anos, foram recebidos, em média, 25 alunos de mestrado e 20 de doutorado.

A tradição em formar profissionais qualificados se reflete no desempenho dos ex-alunos no mercado de trabalho, muitos ocupando cargos de destaque em instituições públicas e privadas no país e no exterior.

A sede no Museu Nacional-UFRJ garante ao PPGZoo a excelência de uma instituição deste porte, propiciando a interdisciplinaridade com outros profissionais das Ciências Biológicas e a utilização de coleções científicas de referência.

O seminário, que acontece de 4 a 6 de dezembro, no Auditório da Biblioteca do Museu Nacional, no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista, apresentará um conjunto de palestras e mesas-redondas com temas vigentes em Zoologia, abrangendo algumas das linhas de pesquisa do curso.

A proposta é que os estudantes possam assistir a apresentações científicas com importantes pesquisadores do país, consolidando o papel da pós-graduação e do Museu Nacional como fóruns de debates científicos.

Maiores informações e a programação podem ser obtidas no site: http://www.ppgzoo.museunacional.ufrj.br/ppgzoo40anos.html