">De 10 a 14 de dezembro, a UFRJ realiza a “Semana Aloísio Teixeira”. O evento abordará temas como democracia, políticas para o ensino superior, saúde pública, marxismo e desenvolvimento econômico. A “Semana Aloísio Teixeira” − em homenagem ao ex-reitor da UFRJ, falecido em julho deste ano − está dividida em duas etapas: nos dias 10 e 11 de dezembro, os eventos acontecem no Rio de Janeiro, e nos dias 13 e 14 serão realizados em Brasília.

UFRJ realiza “Semana Aloisio Teixeira

De 10 a 14 de dezembro, a UFRJ realiza a “Semana Aloísio Teixeira”. O evento abordará temas como democracia, políticas para o ensino superior, saúde pública, marxismo e desenvolvimento econômico. A “Semana Aloísio Teixeira” − em homenagem ao ex-reitor da UFRJ, falecido em junho de 2012 − está dividida em duas etapas: nos dias 10 e 11 de dezembro, os eventos acontecem no Rio de Janeiro, e nos dias 13 e 14 serão realizados em Brasília.

No dia 10, o evento terá início às 9h30 e trará para a mesa de abertura o reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, e o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, entre outros professores e parlamentares. Até as 16h30, serão tratados assuntos como democracia, desenvolvimento econômico e marxismo. Às 19h, haverá ainda um concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da UFRJ em homenagem ao professor Aloísio Teixeira. O concerto acontece na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, localizada na Praça VX, Centro.  As demais atividades do dia serão realizadas no Salão Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no campus Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é Avenida Venceslau Brás, 95, Urca.

EVENTO DESTE DIA FOI CANCELADO COM DATA A REMARCAR – No dia 11, o evento começa às 9h e vai até as 12h. O tema central será saúde pública, e terá como convidados os professores Ligia Bahia e José Carvalho de Noronha, além da deputada federal Jandira Feghali. O local do evento é o Auditório do Instituto de Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ. O endereço é Avenida Horácio Macedo, s/nº, Cidade Universitária.

Já nas atividades a serem realizadas em Brasília, no dia 13 de dezembro, o evento trará à tona a temática de políticas para o ensino superior, das 17h às 19h, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. No dia 14, ocorrerá, às 14h, um ato solene realizado pelo senador Lindbergh Farias e pelas deputadas Jandira Feghali e Benedita da Silva, além da exposição “Bye, Bye Reitor”, de autoria de Diego Novaes, que fica em cartaz do início do evento até as 17h.

O evento, em seus quatro dias, terá entrada franca, e não serão realizadas inscrições prévias. A lotação estará determinada pela capacidade dos auditórios.

Aloísio Teixeira

Aloísio Teixeira foi reitor da UFRJ entre 2003 e 2011, estando à frente de uma série de conquistas da instituição, como a expansão de cursos e a reserva de 30% das vagas para cotas sociais. Durante os oito anos em que esteve à frente da universidade, o professor dedicou-se ao fortalecimento dos órgãos colegiados da UFRJ e à universalização do acesso ao Ensino Superior. Aloísio faleceu no dia 23 de julho de 2012, aos 67 anos.