Cresce mobilização em defesa da UFRJ

Além do Conselho Universitário, Conselho de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados, decanos, professores e diretores de Centros também emitiram notas, condenando julgamentos desinformados sobre a UFRJ.

Conselhos publicam moções em repúdio a acusações contra a universidade

A partir das notícias veiculadas na imprensa envolvendo a UFRJ nos últimos dias, diversos conselhos e representações da universidade manifestaram apoio ao reitor Carlos Levi, bem como à memória do ex-reitor, Aloisio Teixeira. A principal defesa da UFRJ ocorreu na quinta-feira, 22 de novembro, durante sessão do Conselho Universitário (Consuni), na qual, por unanimidade, foi aprovada moção de apoio ao reitor.

A sessão foi marcada pelos discursos de repúdio à descontextualização de fatos envolvendo o contrato que a universidade firmou, em 2007, com o Banco do Brasil, para realização de obras, eventos acadêmicos e divulgação institucional.

Na sexta-feira, o Conselho de Ensino para Graduados (Cepg), apoiou de forma unânime a moção emitida do Consuni, órgão máximo de decisões da UFRJ.

Ainda na quinta-feira, a Congregação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) também emitiu moção em defesa da universidade, contra a “disseminação de falsos juízos” e condenações sumárias. A Plenária de Coordenadores de Extensão, o Conselho de Graduação da UFRJ (CEG) e os decanos e diretores de Centros também emitiram notas, condenando julgamentos desinformados.

Esta semana, a direção do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e a do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) também emitiram notas, condenando julgamentos desinformados sobre a universidade. Outra unidade a emitir nota de repúdio sobre o caso foi a Coppe-UFRJ, ainda na semana passada.

No portal da universidade, cerca de 50 professores, decanos, diretores de unidades e servidores assinam um Manifesto pela UFRJ, em que defendem a legalidade da relação entre a UFRJ e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e condenam o modo como os fatos foram divulgados na imprensa.

Moção do Consuni, aprovada por unanimidade:

O Conselho Universitário da UFRJ, reunido em sessão no dia 22 de novembro de 2012, vem publicamente refutar os ataques recentemente sofridos pela UFRJ e esclarecer que todas as decisões envolvendo a universidade e sua fundação de apoio foram tomadas seguindo os trâmites legais e legitimamente aprovadas em todas as suas instâncias decisórias, e após parecer favorável da AGU.

Nesse sentido, reitera seu apoio e total confiança no reitor Carlos Antonio Levi da Conceição, repudiando os ataques à autonomia universitária e à memória do falecido reitor Aloisio Teixeira.