Conselhos da UFRJ anunciam apoio ao reitor

A partir das notícias veiculadas na imprensa envolvendo a UFRJ nos últimos dias, diversos conselhos e representações da universidade manifestaram apoio ao reitor Carlos Levi, bem como à memória do ex-reitor, Aloisio Teixeira. Nesta sexta-feira, o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), apoiou de forma unânime a moção emitida ontem no Conselho Universitário (Consuni).

Hoje, o diretor e o vice-diretor da Egrégia Congregação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) solicitaram a inclusão de seus nomes entre os decanos e diretores da UFRJ que apoiam Carlos Levi, em repúdio à descontextualização dos fatos envolvendo o contrato que a universidade firmou, em 2007, com o Banco do Brasil, para realização de obras, eventos acadêmicos e divulgação institucional.

A EEFD também emitiu moção em defesa da universidade, contra a “disseminação de falsos juízos implicados com condenações sumárias e que estimulam as tomadas de decisões que são antagônicas aos princípios republicanos”.

Confira o conteúdo das moções

Plenária de Coordenadores de Extensão
Nota de Apoio ao Reitor

Os Coordenadores de Extensão dos Centros e Unidades da UFRJ, reunidos na Plenária do mês de novembro de 2012, vem hipotecar solidariedade e apoiar o magnífico Reitor, Prof. Carlos Antonio Levi da Conceição, em suas ações em defesa da UFRJ diante das acusações de improbidade administrativa que vem sendo veiculadas pela imprensa.

Manifestamos, ainda, nossa indignação quanto à iniciativa extemporanêa do Ministério Público pedindo o afastamento do Reitor, cuja atitude de total disponibilidade e transparência quanto ao andamento de todas as investigações e processos por parte dos órgãos competentes é de todos conhecida.”

Moção dos Decanos dos Centros
Em apoio ao Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estamos indignados com as reportagens sensacionalistas veiculadas na mídia e nos perguntamos: quais os interesses que existem por trás da exposição da UFRJ, da forma como vem sendo feito? Acreditamos que neste momento critico é importante manter a unidade em torno da Instituição, independente de correntes políticas, no apoio a Reitoria e nas ações que se tornam necessárias.

Não temos dúvidas que as relações entre as fundações de apoio e a Universidade são legais e que o contrato entre o BB e a FUJB foi um instrumento legal conforme relato da Procuradoria (ligada a AGU), que está no processo.

Ainda, temos convicção que os recursos foram utilizados amplamente por toda a Universidade em várias atividades acadêmicas, culturais, artísticas, obras e outros produtos para a melhora de nossas condições de funcionamento, com qualidade. E assim, estes não foram utilizados da maneira que a reportagem tenta especular.

Sabemos que temos nossas dificuldades internas, diferenças e que temos que discutir, analisar e melhorar. E a UFRJ vem caminhando nesse sentido. Repudiamos a exposição de nossos dirigentes da forma sensacionalista que a mídia colocou, em especial os Professores Levi e Aloísio Teixeira, em que este último não tem mais a possibilidade de defesa ampla.

Durante todo o tempo que geriu esta Universidade, Prof Aloísio não mediu esforços para mostrar quem é a UFRJ e destacar o seu papel para a sociedade brasileira. Também se empenhou para garantir o aumento dos recursos que eram mínimos, tanto os de natureza orçamentária como os de natureza própria, exigindo isso do MEC e de um modo geral procurando e achando soluções para isso. Tanto que os números e dados de nossa Instituição estão ai para confirmar. Assim, repudiamos as informações distorcidas e maliciosas da mídia e reafirmamos o apoio incondicional a Reitoria e sua gestão, por uma UFRJ, cada vez melhor e mais forte. (Decanos do CCS, CFCH, CT, CCMN, CLA e CCJE)

Moção do Conselho de Ensino de Graduação (CEG)

”O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, reunido em 21.11.12, vem manifestar seu apoio à Instituição e ao seu dirigente máximo, Prof. Carlos Levi da Conceição, em razão da divulgação facciosa de acusações não devidamente apuradas, de caráter sensacionalista, comprometendo a honra e a imagem de instituição pública de relevante atuação no cenário nacional, dedicada a ensino, pesquisa e extensão de excelência. Manifestamos nossa discordância com a veiculação precipitada de versões incompletas e não apuradas de informações, por diversos meios de comunicação, sem levar em consideração todos os esclarecimentos necessários.”