Guia de Saúde pretende ajudar funcionários da UFRJ em uma escolha de vida mais saudável

Para ter uma boa qualidade de vida é preciso pensar em diversos fatores. Dentre eles, o cuidado com a alimentação diária e a prática de exercícios físicos podem ser destacados como essenciais para a saúde.

Ao mesmo tempo que essa é uma preocupação constante, é também uma das primeiras a ser deixada de lado, seja pela falta de tempo, seja pela falta de informação especializada que ajude a fazer escolhas melhores em prol da saúde física, principalmente na alimentação.

Foi pensando nisso que as nutricionistas Vera Assunção e Marcia Lacombe, da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ, idealizaram um guia que pretende auxiliar os funcionários da instituição na busca de uma melhor qualidade de vida. A iniciativa, segundo Vera Assunção, veio de um manual emitido pelo Ministério da Saúde voltado especificamente para a qualidade de vida do portador de HIV.

O exemplo do manual trouxe a ideia da criação de um guia voltado para a saúde dos trabalhadores da UFRJ. Na época, foi percebido que os funcionários da instituição, em exames feitos ao longo de 13 anos, apresentaram diversas doenças ligadas a pressão arterial, diabetes e problemas cardíacos.

"Esses problemas de saúde estão ligados a uma vida sedentária e alimentação não balanceada", afirma Vera. As nutricionistas chegaram a essa conclusão por meio de exames e pesquisas relacionados à saúde dos trabalhadores da UFRJ feitos desde 1999.

As pesquisas apontaram resultados nos quais um número de funcionários apresentava alta incidência de hipertensão, diabetes e obesidade, e essas estatísticas não diminuíram com o passar dos anos. O acesso a tais informações colaborou para a confecção do guia e para entender o perfil do profissional da UFRJ.

"Todo esse material foi desenvolvido a partir de estudos feitos por mim e pela nutricionista Marcia Lacombe, levando-se em conta estatísticas que existem desde 1999 até a data de hoje. Os estudos e as pesquisas já revelavam as patologias que surgiam e ainda permanecem com maior frequência nos funcionários da UFRJ", afirma Vera Assunção.

Como será o guia?

Segundo Vera, o guia de saúde pretende ser uma ajuda no dia a dia dos trabalhadores da UFRJ, com dicas de como se alimentar de forma correta, usando, coerentemente, todos os alimentos que se tem à disposição.

O guia terá uma parte introdutória na qual o conceito de nutrição será explicado, além de dicas de preparação dos alimentos e uma orientação sobre a leitura de rótulos dos produtos, especificando os cuidados no consumo exagerado de sódio e açúcar, e em quais alimentos podem-se encontrar vitaminas e minerais necessários à alimentação, tirando de campo o uso de suplementos. O guia destaca também a necessidade de praticar exercícios físicos em conjunto com a reeducação alimentar.

A organização do guia foi pensada para facilitar a leitura. Cada pessoa poderá escolher o assunto que melhor estiver associado a sua prática de alimentação. Segundo Vera, os assuntos estarão distribuídos por tópicos, que poderão ser destacados conforme a ordem de importância dada pelo leitor.

O formato da publicação também pretende ser inovador: "O guia não sairá em forma de livreto, e sim de folder que se desdobra", afirma Vera. A disponibilização das informações pretende ser simples e de fácil acesso, facilitando a compreensão. "O objetivo é sanar as dúvidas dos trabalhadores que procuram o ambulatório da DVST em busca de esclarecimento e melhora da qualidade de vida", destaca a nutricionista.

Vera diz ainda que o guia pretende responder, de forma direta, simples e sem floreios ou termos técnicos, às várias perguntas que continuam sem resposta, principalmente por quem não tem um plano de saúde para consultas periódicas a uma nutricionista.