">Na abertura do “9º Congresso de Extensão da UFRJ”, realizada na última terça-feira (6/11), a mesa-redonda “Extensão e Pesquisa: avaliando a integração”, mediada pela coordenadora de extensão do Centro de Ciências da Saúde (UFRJ-CCS), Diana Maul, debateu os projetos desenvolvidos pela universidade na área.

Congresso analisa Pesquisa e Extensão no Brasil

Para o diretor científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima, "os projetos de extensão e pesquisa estão aqui para valorizar e implementar o sistema científico e tecnológico estadual, apoiando as suas atividades em todas as áreas do conhecimento". Durante a apresentação, Lima traçou um panorama do que a Faperj vem realizando e dos principais desafios. De acordo com os gráficos de apoio, o Brasil passou da 19º posição no ranking mundial de produção científica em 2005 para a 13º em 2008, o que o diretor considerou “um grande avanço, resultado de investimentos no setor”.

Ainda de acordo com Lima, as metas atuais têm sido apoiar e induzir a produção científica básica e aplicada, a recuperação da infraestrutura para pesquisas nas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e a formação de recursos humanos para pesquisas. "A nossa meta agora vem sendo aumentar a interação com outras agências e órgãos de fomento", concluiu.

Já a pesquisadora Andrea Da Poian, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, ressaltou o contraste que existe hoje entre o crescimento da produção e dos pós-graduados no Brasil, mediante o desempenho ainda muito baixo em Ciências na educação básica. De acordo com a pesquisadora, o Brasil ocupa a 52ª posição entre os 57 países no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). “O problema é que o ensino de Ciências nas escolas ainda é muito distante do que se produz nas universidades e nos centros de pesquisa”, declarou Andrea.

9º Congresso de Extensão

O “9º Congresso de Extensão da UFRJ” faz parte do Mês de Integração Acadêmica da UFRJ, que se encerra na próxima sexta (9/11). Fazem parte ainda da programação a “34ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural” (Jitac-2012); a “4ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ”; e o “1º Simpósio de Extensão Universitária” do Polo Xerém.