Começam as atividades do “9º Congresso de Extensão”

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Extensão, Pablo Bennetti, prestou homenagens aos professores Aloisio Teixeira e Fernando Amorim.

Foi realizada, nesta terça-feira (6/11), a abertura do "9º Congresso de Extensão da UFRJ". A sessão, realizada no Auditório Samira Mesquita, no prédio da Reitoria, contou com as presenças do reitor da UFRJ, Carlos Levi; do pró-reitor de Extensão, Pablo Bennetti; da presidente do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), Angela Rocha; do pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, Carlos Rangel; do superintendente acadêmico da Pró-Reitoria de Extensão, José Luís Lopes; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Débora Fogel; e da vice-decana do Centro de Letras e Artes (CLA), Ana Inês Souza.

Durante a cerimônia, o reitor ressaltou que o objetivo dos programas de extensão é aproximar a universidade da sociedade. “A universidade deve fazer propostas para atuar como um elemento de transformação, ser parceira e devolver à sociedade o que ela investiu na sociedade”, afirmou.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Pablo Bennetti, a avaliação realizada pelos projetos de extensão é importantíssima, pois "possibilita mensurar o impacto na vida dos alunos e na sociedade". Bennetti prestou uma homenagem à memória do professor Aloisio Teixeira, que, com a consolidação do Programa de Bolsas de Extensão (Pibex), teve grande atuação na área de extensão universitária. Ele lembrou ainda Fernando Amorim, falecido em agosto último, e que construiu projetos importantes, como o UFRJMar, atividade de extensão que “levava conhecimento para fora dos muros da universidade”.

Ainda de acordo com Bennetti, entre os objetivos do Congresso de Extensão, estão: promover a articulação interna das atividades de extensão da UFRJ, bem como o intercâmbio com outras instituições e as comunidades; trazer ao conhecimento e à apreciação da comunidade os resultados dos programas/projetos de extensão concluídos ou em andamento no ano de 2012, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex); e propiciar um momento de discussão e reflexão sobre a extensão universitária e a sua contribuição na formação acadêmica/cidadã dos estudantes de graduação.

As atividades do Congresso de Extensão continuam até sexta-feira (9/11). A programação completa está disponível no site da PR5.