">A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza, nesta terça (6/11), a partir das 11h, a abertura do "9º Congresso de Extensão da UFRJ". O evento faz parte do Mês de Integração Acadêmica da UFRJ, que, excepcionalmente este ano, acontece de 1º de outubro a 9 de novembro. O Congresso, que acontece no Auditório Samira Mesquita (prédio da Reitoria), será transmitido ao vivo pela WebTV da UFRJ

Abertura do “9º Congresso de Extensão da UFRJ”

A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza, nesta terça (6/11), a partir das 11h, a abertura do "9º Congresso de Extensão da UFRJ". O evento faz parte do Mês de Integração Acadêmica da UFRJ, que, excepcionalmente este ano, acontece de 1º de outubro a 9 de novembro. Fazem parte da programação, ainda, a "XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural" (Jictac-2012), a "IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ" e o "1º Simpósio de Extensão Universitária do Polo Xerém". O Congresso, que acontece no Auditório Samira Mesquita (prédio da Reitoria), será transmitido ao vivo pela WebTV da UFRJ.

As atividades do Congresso de Extensão ocorrem no período de 5 a 9 de novembro, simultaneamente, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária; no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha; no Campus Macaé e no Polo Xerém. Sob a organização da PR-5, contam com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Do total de 510 trabalhos inscritos, 429 foram aceitos para apresentação, envolvendo 1.524 autores, dentre esses, 313 docentes, 79 técnicos, e 1.055 estudantes de graduação e 74 na categoria “outros”. Os trabalhos aceitos foram organizados por áreas temáticas, sendo 12 em Comunicação, 43 na área de Cultura, 38 inscritos como Direitos Humanos e Justiça, 157 na área de Educação, 27 em Meio Ambiente, 122 na área de Saúde, 21 como Tecnologia e Produção e 9 na área de Trabalho.

Este ano, pela primeira vez, a PR-5 realiza uma experiência de integração das apresentações dos trabalhos com disciplinas de cursos de graduação da Escola de Belas Artes, Faculdade de Arquitetura e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano. Ou seja, algumas sessões orais acontecerão com turmas de disciplinas das referidas unidades. No total, serão apresentados 271 trabalhos em sessões orais, 21 em sessões audiovisuais e 137 em sessões de pôsteres.

Os trabalhos, em sua maioria, estão vinculados a programas e projetos de extensão, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e desenvolvidos por professores, técnicos e estudantes da UFRJ. Serão também apresentados resultados de projetos apoiados por financiamentos externos, como por exemplo o Edital ProExt – SESu/MEC, editais da Faperj, Secretaria de Educação Básica, ministérios, prefeituras, instituições de fomento e empresas públicas, entre outros.

A programação contará ainda com atividades culturais, como a "I Feira de Extensão", "Fórum de Extensão da UFRJ", "IV Encontro de Estudantes Extensionistas", lançamento de livros e mesas-redondas sobre Extensão e Pesquisa – Avaliando a Integração, e Ciência, Tecnologia e Sociedade: Uma Proposta de Formação Interdisciplinar".

Outras informações podem ser obtidas no site da PR-5.