Escola de Música da UFRJ celebra os 50 anos do Festival Villa-Lobos

Entre os dias 9 e 25 de novembro, o Rio de Janeiro se torna palco das comemorações dos 50 anos do “Festival Villa-Lobos”. Espalhado por diversas regiões, o evento conta com um grande leque de atividades que inclui recitais, concertos sinfônicos, apresentações de música popular, oficinas, exibição de filmes, contação de histórias e um concurso de música de câmara.

A Escola de Música da UFRJ recebe, pela primeira vez, o Núcleo Pedagógico em suas instalações. O objetivo é promover oficinas de formação em música de câmara e, através delas, iniciar um processo de troca de informações e discussão sobre práticas interpretativas. Ministradas pelos integrantes do Quinteto Villa-Lobos, do Quarteto Radamés Gnattali, do Art Metal Quinteto e pela pianista Lúcia Barrenechea, as oficinas são destinadas a jovens instrumentistas, cantores e arranjadores.

O Núcleo Pedagógico realiza, ainda, durante o evento, o “2º Concurso de Música de Câmara”, que visa estimular a prática, o estudo e a exposição de trabalhos. Os cinco finalistas, selecionados pelos professores durante as oficinas, apresentam, no dia 18 de novembro, duas peças públicas e concorrem a um prêmio em dinheiro.

As oficinas vão de 15 a 18 de novembro, em diversos horários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.festivalvillalobos.com.br. A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, no Centro do Rio.