A UFRJ entra no mundo dos repositórios institucionais

Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI-UFRJ) terá servidor dedicado à armazenagem e disseminação da produção digital de acesso livre, produzida na universidade.

Paula Mello – Coordenadora do SiBI/UFRJ

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI-UFRJ) recebeu, no dia 19 de outubro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), um servidor DELL, que, segundo termo assinado pela UFRJ e o Ibict, será dedicado à armazenagem e disseminação da produção digital discente e docente, de acesso livre, produzida na universidade.

A UFRJ se integra, desse modo, a outras 58 universidades participantes do Projeto de Acesso Aberto à Informação Científica, que já disponibiliza mais de 150 mil documentos digitais, vídeos, mapas, artigos de periódicos, teses, dissertações, imagens.

O movimento do Acesso Livre à Informação Científica, ou de Acesso Aberto, é um movimento que defende o acesso às publicações de pesquisas (artigos, teses/dissertações, trabalhos de eventos etc.) principalmente através de meios digitais. Acesso esse que deve ser feito sem restrições, on-line, livre de qualquer cobrança de taxa, necessidade de assinatura ou pagamento de licenças pelas publicações acadêmicas.

O Movimento Open Access teve início com a Declaração de Budapeste.  Por "acesso livre ou aberto" à literatura deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apoiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais e outras técnicas que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para a reprodução e distribuição deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação.   No Brasil, esse movimento foi capitaneado pelo Ibict, através de diversas iniciativas que ampliam a visibilidade da Ciência brasileira.

O que são Repositórios Institucionais (RIs)?

Os RIs são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e pesquisa, utilizando um software. Segundo o Registry of Open Access Repositories, no mundo já há 2.963 repositórios, dos quais 119 só no Brasil.

Este é certamente um marco que promoverá ainda mais a nossa instituição e seus pesquisadores, aumentando, de forma exponencial, o acesso às publicações e, consequentemente, à citação de nossas pesquisas.