">A Superintendência de Tecnologia e Informação (SuperTIC) alerta contra o envio de e-mails falsos, que solicitam as senhas dos usuários. A SuperTIC informa que “nunca solicita informações dos seus usuários via e-mail sem um prévio comunicado oficial da instituição, por memorando circular”. Ainda de acordo com o setor, “nenhuma equipe técnica de uma instituição que administre um serviço de correio eletrônico precisa solicitar a sua senha para realizar qualquer que seja a manutenção alegada”.

SuperTIC alerta contra e-mails falsos

A Superintendência de Tecnologia e Informação (SuperTIC) alerta para o tráfego de mensagens eletrônicas falsas, enviadas por um suposto “setor de Help Desk da UFRJ”. De acordo com tais e-mails, a ausência da resposta resultaria no “cancelamento da conta do usuário”. A SuperTIC informa que “nunca solicita informações dos seus usuários via e-mail sem um prévio comunicado oficial da instituição, por memorando circular”. Ainda de acordo com a superintendência, “nenhuma equipe técnica de uma instituição que administre um serviço de correio eletrônico precisa solicitar a sua senha para realizar qualquer que seja a manutenção alegada”.

Recentemente, as mensagens causaram danos em diversos computadores de funcionários da universidade. Nas próximas semanas, a SuperTIC, em parceria com a Superintendência de Comunicação Social (SGCOMS) da UFRJ, realizará uma série de ações de forma a orientar os usuários dos serviços de tecnologia da universidade.

Exemplo de Falsidade em 25/10/2012:
De: UFRJ.BR WEB ADMIN [tpeavey@berkeley.edu]
Enviado: quinta-feira, 25 de outubro de 2012 18:50
Assunto: URGENTE: Re-validar a sua conta de e-mail
Caro usuário UFRJ.BR,
Devido ao recente ataque do Trojan.Flame.A. vírus em nossos servidores
web. Estamos prestes a realizar a manutenção em nosso
serviços de webmail / conta. Para permitir maior capacidade de
armazenamento e recursos de sua caixa postal, você necessário para
responder a este e-mail e digite o seu ID de usuário e senha no espaço
fornecido dentro de 72 horas
Nome completo:
Nome de usuário:
Senha:
Confirmar senha:
Falha para validar seu e-mail dentro do tempo de duração da sua conta de
e-mail será desativado do nosso banco de dados de e-mail. Sua conta pode
ser verificada através do nosso web-link antes que a informação é enviada.
Obrigado por utilizar os serviços de email UFRJ.BR.
Seu em serviço,