Categorias
Memória

Coppe-UFRJ e Eletrobras Furnas oferecem transporte gratuito e sustentável na Cidade Universitária

Já estão circulando na Cidade Universitária os nove carros elétricos disponibilizados pela Coppe-UFRJ e Eletrobras Furnas. Os veículos, ainda em fase de testes, circulam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e podem ser utilizados por estudantes, alunos e servidores técnico-administrativos, gratuitamente. 

Já estão circulando na Cidade Universitária os nove carros elétricos disponibilizados pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ e pela Eletrobras Furnas, empresa que mantém um polo no campus universitário.

Os veículos, ainda em fase de testes, circulam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e podem ser utilizados por estudantes, professores, alunos e servidores técnico-administrativos, gratuitamente. No “Roteiro 1”, o trajeto tem início no CT2 e vai até o Parque Tecnológico, passando pelo Centro de Tecnologia 1 e pelos prédios da Faculdade de Letras e da Reitoria, em um percurso de 1,8 km. Já o “Roteiro 2” vai do CT2 ao bloco A do CT1. 

Durante a fase de testes, estão sendo instalados totens indicando os locais de parada. No “Roteiro 1”, há pontos no CT2, em frente ao prédio do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC); nos blocos I e H do CT1; em frente à Faculdade de Letras; no prédio da Reitoria e no Parque Tecnológico. O “Roteiro 2” tem paradas nos blocos I e H.

A autonomia dos carros é de oito horas e o reabastecimento é realizado no período da noite. De acordo com a assessoria de imprensa da Coppe-UFRJ, os veículos não emitem poluentes e trafegam “praticamente sem ruído”. As baterias, de fabricação estadunidense, duram, em média, dois anos. Após este período, o material é reenviado para a fabricante, que realiza o descarte e a troca das baterias.

Projeto-piloto

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto de mobilidade, fruto da cooperação entre Eletrobras Furnas e Coppe-UFRJ, cujo objetivo é incentivar o uso de transporte sustentável. O projeto é o primeiro desdobramento da parceria firmada entre as duas empresas, a partir do evento “O Futuro Sustentável”, promovido na conferência internacional Rio+20. 

A partir dos resultados iniciais, Coppe e Eletrobras Furnas deverão assinar, em breve, um contrato para dar continuidade ao serviço, podendo estendê-lo a outros pontos da Cidade Universitária.