Instrumentos utilizados pelo imperador Dom Pedro II em suas pesquisas científicas estarão expostos no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro.

">Instrumentos utilizados pelo imperador Dom Pedro II em suas pesquisas científicas estarão expostos no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro.

">
Categorias
Memória

Exposição apresenta instrumentos científicos de D. Pedro II

Instrumentos utilizados pelo imperador Dom Pedro II em suas pesquisas científicas estarão expostos no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro.

Fillipo Fabiano

Instrumentos utilizados pelo imperador Dom Pedro II em suas pesquisas científicas estarão expostos no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro. A mostra Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ também conta com aparelhos usados pelo cientista Alberto Betim Paes Leme em pesquisas que deram origem a seu relatório “Evolução da Terra e Geologia do Brasil, vistas através das coleções do Museu Nacional”.

 São cerca de 20 instrumentos em exibição, entre eles um canhão do meio-dia: um relógio de sol composto de pequeno canhão de metal em base de mármore. Seu funcionamento baseava-se na incidência de raios de sol do meio-dia na lente, fazendo com que a pólvora depositada no suporte fosse acesa, provocando grande estampido. A peça foi  adquirida em 1858 pelo imperador D. Pedro II para o seu gabinete de Astronomia e é considerada preciosa e rara.

Dom Pedro II foi um apaixonado pelas Ciências e reuniu em sua residência oficial – o Paço de São Cristóvão, que abriga hoje o Museu Nacional – um gabinete astronômico, uma imensa biblioteca e espaços para guardar suas coleções particulares de numismáticas, amostras botânicas e mineralógicas. O apreço do imperador por diversas áreas do conhecimento fez com que o Museu Nacional ganhasse destaque no campo científico, sendo um dos pilares do desenvolvimento da ciência no Brasil.

Ao longo de sua história, o museu continuou adquirindo outros instrumentos científicos que foram e/ou são utilizados nas pesquisas da instituição, ampliando em muito a coleção inicial. Os itens expostos integram este valioso acervo e apresentam ao público, até o dia 9 de novembro, parte importante dos 194 anos de história da instituição e também da história das Ciências no Brasil.

A mostra Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ, realizada em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST),  integra a 31ª edição do Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos, que pela primeira vez se realiza no hemisfério sul e é aberto a todos aqueles interessados na história, preservação, documentação e uso de instrumentos científicos históricos.

Serviço:
Exposição: Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ
Horário: de terça a domingo, das 10 às 16h.
Entrada: R$ 3,00. Grátis para crianças até 5 anos e pessoas acima de 60. Crianças entre 6 e 10 anos pagam R$ 1.
Local: Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, s/nº, São Cristóvão.
Tel.: (21) 2562-6042