Seminário: “Pensando o Fim das Concessões do Setor Elétrico”

O Seminário de Pesquisa do Instituto de Economia (IE−UFRJ) apresentou no dia 2/10 o tema “Pensando o Fim das Concessões do Setor Elétrico”, com o professor Nivalde José de Castro, do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).

Segundo Nivalde, a maior parte das concessões que expiram até o ano de 2015 e deverão ser devolvidas para a União é de estatais, como é o caso da Eletrobrás e da Companhia Energética de São Paulo. As empresas privadas serão pouco atingidas. “A potência das concessões é de 18,2 GW e pode causar algum impacto na dinâmica do setor elétrico”, relata Nivalde.

Debatendo sobre o fim dessas concessões, o palestrante abordou temas como a reversão de importantes ativos do setor elétrico para o Estado como uma oportunidade para diminuir o processo de elevação do preço da eletricidade. Outro ponto seria a conveniência trazida no caso da prorrogação das concessões, mediante alteração da lei das atuais. “Isso evitaria uma diminuição drástica previsível da participação das empresas estatais do setor elétrico”, afirma.