Categorias
Memória

“Você faz Cultura” discute propostas sobre Comunicação

Na ultima sexta-feira, 21, no “Você faz Cultura”, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, algumas propostas sobre Comunicação para a universidade foram discutidas. Deixando sempre em destaque a colaboração entre a UFRJ e a sociedade em geral, personalidades como Ivana Bentes, professora e diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Rubens Pazza, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Parnaíba, criador do projeto “Rock com Ciência” e Carlos Rocha, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), idealizador e coordenador da Rede Ifes, falaram sobre suas propostas.

Reforçar laços com a sociedade
No seminário “Comunicação, mídia e democracia”, Ivana Bentes abordou os novos caminhos do campo da Comunicação nos meios digitais através da universalização da comunicação livre, e destacou a importância da área da Comunicação para outras áreas de conhecimento: “A Comunicação é um campo estratégico transversal. Por exemplo, movimentos sociais dependem dos meios de comunicação para entrar na pauta da sociedade”.

Segundo a diretora da ECO-UFRJ, as competências de produção de mídia tendem a se universalizar e com a introdução de novos tipos de expertise, fora da educação formal, pela Internet, a formação do profissional de Comunicação tende a seguir um modelo menos fordista. “É preciso abrir a universidade para outros tipos de conhecimento. Não se pode afastar a universidade da comunidade, é preciso criar uma relação colaborativa entre ela e os novos campos de conhecimento que estão surgindo e integrar a produção informal à educação formal. Queremos reforçar os laços com a sociedade e vice- versa”, afirma Ivana Bentes.

“Rock com Ciência”
Na segunda palestra da tarde, “TV e Rádio Universitárias – Políticas Públicas para democratização através da tecnologia digital”, Rubens Pazza, do Laboratório de Genética Evolutiva da UFV, mostrou como a criação de politicas públicas para a Comunicação é importante para o campo da Ciência. O CNPQ tem bolsas para a divulgação cientifica, mas apenas 4% são destinadas a projetos de uso multimídia, redes sociais e inclusão digital. Pensando nisso, Pazza criou o programa de rádio “Rock com Ciência” abordando assuntos ligados a área científica. O programa passa na rádio Maximus, do município de Parnaíba, e faz parte do programa de Extensão “Semeando Ciência” da UFV.

Pazza destaca a importância dos meios de Comunicação para a popularização da Ciência e aproximação da universidade com a comunidade. O programa é pré-gravado e depois da apresentação no rádio fica disponível no site www.rockcomciencia.com.br.

Rede colaborativa e transdisciplinar
Carlos Rocha da UFPR na palestra “Redes Universitárias de cooperação e conteúdo”, apresentou a Rede Ifes como a primeira rede nacional de rádio e televisão universitária,  destacando-a como uma experiência colaborativa entre as universidades abrangendo todo o território nacional.

"\""Fundada em 2003 e promovida pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Rede Ifes é uma infovia que trabalha sem o sistema de cabeças de rede, seguindo o modelo horizontal “de todos para todos”. Segundo Carlos Rocha, esse sistema respeita a autonomia e a diversidade de cada instituição, além de ser uma rede diferenciada e mais barata porque nasceu dentro e com o conhecimento das universidades federais. "A pluralidade é o sucesso dessa rede”, afirma o professor.

Uma vez postados na Rede Ifes, os programas e conteúdos podem também ser usados como apoio didático para escolas públicas. “A questão maior é trazer a universidade para a comunidade”, afirma Carlos Rocha.

A UFRJ participa da Rede Ifes por meio de um projeto transdisciplinar, trabalhando cooperativamente com a UFPR e a UFSCar, através da Coppe, com a criação do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (Saci), antes utilizado para interligar instituições federais na Rede Ifes, e o desenvolvimento de um modelo de web casting, transformando a Rede Ifes numa emissora on-demand, usando o conceito de interatividade existente na Internet.

No final, o evento foi aberto para o debate e a discussão de propostas para a plenária final. Ivana Bentes destacou que uma das propostas a ser considerada deve ser a inserção da UFRJ na Rede Ifes como produtora de conteúdo. Isabel Azevedo, organizadora do “Você faz Cultura”, afirma que a importância do evento está na articulação dos discursos para a elaboração do documento que conterá as decisões da universidade em relação à questão da Cultura: “Enquanto vamos estruturando as decisões, estamos reunindo e articulando as questões que são urgentes e verificando qual o papel da universidade em relação à produção de cultura”.