Programa de Livros Didáticos divulga resultados

A 3ª edição do Programa de Apoio à Publicação de Livros Didáticos, implementado pela Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), apresentou o resultado final das obras selecionadas para receber o apoio financeiro num total de 70 mil reais. O objetivo do programa é amparar e incentivar a editoração e publicação de livros, cuja autoria, coautoria ou organização seja de professores da UFRJ, através da Editora da UFRJ.

As obras escolhidas foram: Literatura e formação de professores: propostas interdisciplinares, de Ana Crelia Dias, Armando Gens, Georgina Martins e Rosa Gens, da Faculdade de Letras; Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais, de Carlos Almada, da Escola de Música; Uma introdução à análise real, de Wladimir Augusto das Neves, do Instituto de Matemática; Teoria da medida, integração e probabilidade, de Wladimir Augusto das Neves e Glauco Valle, do Instituto de Matemática; Brasil-China: construindo os BRICS, de Alexander Zhebit, Bernardo Kocher, B. L. Pandit, Carlos Tavares, Fábio Martins Faria, Henrique Altemani de Oliveira, Lana Bauab Brito, Neelam Deo, Shu Changsheng Williams Gonçalves e Zhu Changzheng, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH); A prática do assistente social na saúde mental, de Erimaldo Matias Nicacio e José Augusto Bisneto (org.), da Escola de Serviço Social; e Sociologia do direito: o pluralismo jurídico em Boaventura de Sousa Santos, de Alex Ferreira Magalhães, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur). A ideia é que as obras sejam adotadas nos cursos de graduação da universidade.

A seleção dos títulos publicados, feita por um comitê constituído por dois membros do Conselho Editorial da Editora da UFRJ, dois representantes do Conselho de Administração da FUJB, um pesquisador do CNPq e um representante do CEG/PR1, foi realizada a partir de critérios que levaram em conta a relevância do material apresentado, sua atualidade, originalidade em face da massa crítica da área/campo de saber, pertinência para discussão dos problemas propostos e adequação às finalidades do edital. Para esclarecimentos, contatar a Editora da UFRJ: coordenacaoexecutiva@editora.ufrj.br ou direcao@editora.ufrj.br, fones (21) 2295-0346 e 2542-7646 e/ou  Gerência de Fomento e Doações da Superintendência Técnica Científica e Cultural da FUJB: sra. Luíza Fernanda, fones: (21) 3034-5800 e 3034-5830, e-mail luiza@fujb.ufrj.br.