">No dia 21 de setembro, a UFRJ recebe o seminário “Crítica à razão dualista” em comemoração aos 40 anos do livro de Francisco de Oliveira, promovido pelo Centro Celso Furtado.

Seminário debate “Crítica à razão dualista”, livro que marcou a sociologia brasileira

No dia 21 de setembro, a UFRJ recebe o seminário “Crítica à razão dualista” em comemoração aos 40 anos do livro, de mesmo nome, de Francisco de Oliveira, promovido pelo Centro Celso Furtado.

O evento conta com a presença do próprio autor, além de Reinaldo Gonçalves (Instituto de Economia-UFRJ), Tania Bacelar (UFPE), Cibele Rizek (USP), Mauro Iasi (Escola de Serviço Social-UFRJ) e a mediação de Rosa Freire d’Aguiar, presidente do Centro Celso Furtado.

O seminário pretende abordar a obra que é considerada um marco para o desenvolvimento do país e um dos principais livros sobre a sociologia brasileira.

O autor, Francisco de Oliveira, conhecido como o mestre da dialética, é professor titular de Sociologia da Universidade de São Paulo e tem também em seu currículo o título de doutor honoris causa pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPA).

O seminário acontece das 14 às 18h no Auditório Manoel Maurício, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH-UFRJ) – Avenida Pasteur, 250, no campus da Praia Vermelha.