"O Brasil de Aloisio Teixeira" será o tema da aula inaugural do curso do Instituto de Economia da UFRJ “Intérpretes do Brasil”, aberta aos estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. O curso, que começa nesta sexta (14/9), será composto por 15 aulas e é uma homenagem ao ex-reitor.

">"O Brasil de Aloisio Teixeira" será o tema da aula inaugural do curso do Instituto de Economia da UFRJ “Intérpretes do Brasil”, aberta aos estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. O curso, que começa nesta sexta (14/9), será composto por 15 aulas e é uma homenagem ao ex-reitor.

">
Categorias
Memória

Aloisio Teixeira é tema de aula inaugural

"O Brasil de Aloisio Teixeira" será o tema da aula inaugural do curso do Instituto de Economia da UFRJ “Intérpretes do Brasil”, aberta aos estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. O curso, que começa nesta sexta (14/9), será composto por 15 aulas e é uma homenagem ao ex-reitor.

"O Brasil de Aloisio Teixeira" será o tema, nesta sexta-feira, dia (14/9), da aula inaugural do curso do Instituto de Economia da UFRJ “Intérpretes do Brasil”, aberta aos estudantes de graduação, pós-graduação e extensão. O curso será composto por 15 aulas, ocorrendo sempre das 9h20 às 12h50.   Estão confirmadas as presenças dos professores Ana Maria Malin, André Botelho, Angela Ganem, Beatriz Resende, Carlos Vainer, João Antônio de Paula, José Paulo Netto, Luiz Werneck Vianna, Maria Malta, Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna, Mauro Iasi, Ricardo Bielschowsky e Salvador Werneck. O curso também é uma homenagem ao professor Aloisio Texeira.

A proposta do curso consiste em permitir aos estudantes realizar um debate sobre autores cujas obras constituem verdadeiras interpretações de nosso país, e por isso são considerados clássicos. Embora sejam referência obrigatória nos estudos sobre a formação histórica da sociedade brasileira, não encontram espaço na atual estrutura curricular para serem lidos, estudados e compreendidos. O papel do professor será o de orientar os debates, trazendo um recorte de contribuição do autor de referência. Caberá aos estudantes organizar e realizar a discussão, sendo, para isso, divididos em grupos, cada um deles responsabilizando-se por um autor.

Haverá uma bibliografia básica, composta de textos dos autores selecionados, leitura obrigatória para todos, e outra de referência, com os textos mais importantes desses autores, além de textos sobre eles. O grupo encarregado do seminário deverá apresentar, posteriormente, um texto escrito sobre o autor. A avaliação dos alunos será feita a partir da participação nos seminários (apresentação e debates) e do texto escrito.

Os 13 autores selecionados para o curso são: Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Alberto Torres, Oliveira Vianna, Lima Barreto, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Cassiano Ricardo, Raimundo Faoro, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Celso Furtado. O cronograma de aulas se encontra abaixo:

Aula 1: 14/9/2012 – Aula Inaugural – Intérpretes do Brasil, por Aloisio Teixeira – Apresentação Ricardo Bielschowsky e Maria Malta

Aula 2: 21/9 – Joaquim Nabuco – Apresentação: Maria Malta

Aula 3: 28/9 – Euclides da Cunha – Apresentação: André Botelho

Aula 4: 5/10 – Alberto Torres – Apresentação: Maria Malta

Aula 5: 8/10 – Segunda-feira: Oliveira Vianna – Apresentação: Maria Lucia Teixeira Werneck

12/10 – Feriado de Nossa Senhora Aparecida

Aula 6: 15/10 – Segunda-feira – Gilberto Freyre – Apresentação: João Antônio de Paula

Aula 7: 19/10 – Lima Barreto – Apresentação: Beatriz Resende

Aula 8: 26/10 – Cassiano Ricardo – Apresentação: Carlos Vainer


Aula 9: 29/10 – Segunda-feira – Sergio Buarque de Holanda – Apresentação: Ana Maria Malin

2/11 – Feriado de Finados

Aula 10: 9/11 – Raimundo Faoro – Apresentação: Luiz Werneck Vianna

16/11 – Ponto facultativo em virtude do feriado da Proclamação da República (15/11)

Aula 11: 23/11 – Caio Prado Junior – Apresentação: Mauro Iasi

Aula 12: 30/11 – Florestan Fernandes – Apresentação: José Paulo Netto

Aula 13: 3/12 – Segunda-feira – Celso Furtado – Apresentação: Salvador Teixeira Werneck

Aula 14: 7/12 – Darcy Ribeiro – Apresentação: Angela Ganem

Aula 15: 14/12 – Pensamento Econômico Brasileiro como Interpretação do Brasil – Apresentação: Ricardo Bielschowsky