">Em comemoração aos 92 anos da UFRJ, o colegiado de professores eméritos se reuniu na última segunda-feira (3/9), no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT).

Professores eméritos se reúnem depois de 10 anos

Fernanda Távora

Em comemoração aos 92 anos da UFRJ, o colegiado de professores eméritos se reuniu na última segunda-feira (3/9), no salão nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT). O encontro, o primeiro após 10 anos, contou com a participação do reitor Carlos Levi, que ressaltou essa retomada como uma iniciativa importante, ao criar um espaço de articulação entre os professores e a universidade.

Levi destacou a participação da professora Cristina Riche e do professor Francisco Dória, idealizadores do evento, e o objetivo de dar uma continuidade a esses encontros.

Participaram da mesa de abertura o decano do CT, professor Walter Suemitsu, e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professor Marcelo Macedo Correia. Em seu discurso, o professor Suemitsu falou sobre o título dos eméritos: “É importante o professor ser reconhecido não só por sua carreira acadêmica, mas também por sua contribuição à universidade”.

Logo depois, o professor emérito Emanuel Carneiro Leitão apresentou sua conferência “Reflexões de um filosofo”, um trabalho que lançou questionamentos sobre a ética na sociedade atual.

Após a conferência, houve um espaço para o diálogo durante o qual os professores apontaram a publicação de trabalhos apresentados nos encontros e a divulgação de ideias como uma forma importante de interagir com a universidade.  Essa questão foi levada em consideração pelo reitor, que destacou o quadro dos professores eméritos como um dos maiores patrimônios da UFRJ.

Segundo o professor Francisco Dória, os encontros dos eméritos pretendem ser um espaço de interação e, por isso, terão um caráter informal e aberto à comunidade universitária.

No encerramento do evento, Carlos Levi voltou a ressaltar a importância da reunião do colegiado de professores eméritos e a necessidade de criação de um conjunto de iniciativas que o mantenha em atividade.