UFRJ terá novo Hospital Universitário

Com 450 leitos e área total de 80.000m², hospital tem início de obras previsto para 2013.

A UFRJ trabalha no projeto de um novo Hospital Universitário, com obras que devem começar no ano que vem. Com 450 leitos e área total de 80.000m², o projeto, assinado pelo professor Mauro Santos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da universidade, aposta na arquitetura sustentável, com atenção especial para a flexibilidade e conforto ambiental.

O custo do hospital será de aproximadamente R$ 200 milhões, com verba proveniente do Ministério da Educação e outros órgãos do Governo Federal. Neste momento, o desenho do projeto básico está sendo elaborado pela equipe do professor Mauro e, no ano que vem, a UFRJ abrirá licitação para o Projeto Executivo, que contempla as plantas para instalações elétricas, gás e estrutura das fundações. O início das obras está previsto para o final de 2013 e o tempo de execução será de cinco anos.

O novo HU terá módulos com poucos andares, maior integração com a natureza e mais espaços para convívio social e participação de acompanhantes, baseados num modelo de assistência humanizada, com foco na qualidade de vida do paciente.

“As expectativas em torno de um novo hospital são muito grandes, por conta do processo de deterioração que se acumulou ao longo dos anos, no antigo HU. O atual Hospital Universitário tem uma arquitetura inadequada para nosso quadro de atividades”, afirma Carlos Levi, reitor da UFRJ.

De acordo com o professor Marcelo Land, coordenador do Complexo Hospitalar da UFRJ, 30% dos leitos serão destinados para UTIs, para atender mais pacientes crônicos: “O Brasil vive atualmente um período chamado de transição demográfica, em que a taxa de natalidade e de mortalidade estão caindo na mesma proporção. O número de nascimentos e de mortes é menor, mas o de doenças crônicas vem aumentando”.

Arquitetura hospitalar adequada a novas demandas

Segundo o professor Mauro Santos, que coordena o Grupo de Pesquisa Espaço Saúde, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, os sistemas de saúde atuais enfrentam o desafio de encontrar formas de organizar serviços que possibilitem uma atenção resolutiva, com custos aceitáveis e ao alcance de todos.

“A estrutura e o ambiente hospitalar necessitam responder a este desafio e alcançar melhores resultados na assistência à saúde e na qualidade dos serviços prestados”, diz.

De acordo com Mauro, novos signos e valores devem se manifestar, na arquitetura, em aspectos como relação dos ambientes internos com o exterior e a natureza, participação dos acompanhantes, privacidade e redução de estresse, entre outros.

“Devem ser cuidadosamente analisados os aspectos relacionados ao seu ciclo de vida, à escolha dos materiais, sistemas de instalações elétricas e sistemas de ar-condicionado ecoeficientes, a utilização consciente de recursos como água e energia, e o gerenciamento de resíduos”, explica.