Categorias
Memória

UFRJ comemora 92 anos com encontro de eméritos

Na próxima segunda-feira, 3 de setembro, a UFRJ, na semana em que celebra seus 92 anos, realizará homenagem especial aos docentes que integram o Corpo de Professores Eméritos da universidade.

Na próxima segunda-feira, 3 de setembro, a UFRJ, na semana em que celebra seus 92 anos, realizará homenagem especial aos docentes que integram o Corpo de Professores Eméritos da UFRJ. Para estimular uma participação ainda mais efetiva e promover uma enriquecedora dinâmica de encontros e interações entre os professores que constituem o patrimônio de eméritos da UFRJ, o reitor Carlos Levi retomará as atividades do Colégio dos Eméritos da UFRJ, que se reuniu pela primeira vez em 2002.
 
Para marcar a data e dar início ao programa de reuniões do Colégio, o professor Emmanuel Carneiro Leão, emérito da Escola de Comunicação-UFRJ, apresentará a conferência “Reflexões de um filósofo”.
 
O Colégio dos Eméritos realizará encontros mensais, abertos ao público, propondo reflexões sobre temas diversos, divulgação científica, debates sobre fundamentos da pesquisa, o presente e o futuro da instituição universitária. Formado por acadêmicos de reconhecida excelência, representando diversos campos de saber, o Colégio será fonte permanente de trocas entre as novas gerações de pesquisadores e uma geração de intelectuais que registram importantes contribuições à Ciência, à Arte e à Cultura, e se dedicaram à UFRJ ao longo de suas carreiras.
 
Eméritos da UFRJ
Cerca de cem docentes compõem o corpo atual de eméritos da UFRJ. São professores titulares aposentados, que, pelo reconhecimento à sua obra e dedicação à UFRJ, receberam do Conselho Universitário o título de professor emérito, a partir de proposição encaminhada pelas suas respectivas unidades e centros. Com a emerência, mesmo formalmente aposentados, os professores gozam do direito de continuar  oficialmente a ministrar aulas e realizar pesquisas.
 
A UFRJ se orgulha de contar com muitos nomes influentes e ativos para o pensamento brasileiro dentre seus professores eméritos. Tais personalidades deixaram suas contribuições também nas salas de aula da UFRJ.  O reitor da UFRJ, Carlos Levi, abrirá o evento, homenageando o Colégio dos Eméritos da UFRJ, por sua extensa contribuição à pesquisa e ao pensamento no Brasil.
 
Serviço:
Comemoração dos 92 anos da UFRJ e Encontro do Colégio de Eméritos, com palestra do professor Emmanuel Carneiro Leão
Data: 3 de setembro (segunda-feira)
Hora: 14h
Local: Salão Nobre da Decania do CT (Rua Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, bloco A – Cidade Universitária, Rio de Janeiro).