Relações entre música e fíxadsica são o tema do próximo colóquio do CBPF

Por Dayse Lima – Assessora de Imprensa do CBPF

Na próxima terça (4 de setembro), o engenheiro e oboísta Leonardo Fuks, da Escola de Música da UFRJ, fala sobre a física dos instrumentos de sopro.

Os instrumentos de sopro, genericamente chamados de aerofones, constituem sistemas de complexidades e construções variadas, conforme o modo de operação, acionamento e controle. Cada instrumento pode ser visto como um completo "setup" de experiências físicas, para a medição e demonstração de fenômenos de propagação, ressonância, refração, difração e mesmo caos e bifurcações. Por outro lado, são também essenciais os fatores fisiológicos e psicofísicos revelados pela relação entre o músico e o instrumento.

Leonardo Fuks, professor da Escola de Música da UFRJ, é o convidado da próxima terça (4 de setembro) do Ciclo de Colóquios do CBPF e, no encontro, que tem como tema a relação entre a música e a física em instrumentos de sopro, promete mostrar, de maneira interessante e musicalmente divertida, parte deste universo, que se manifesta em instrumentos convencionais, alternativos e mesmo aqueles feitos com objetos e materiais insólitos.

Com formação e experiência profissional combinada em engenharia mecânica e em música (em oboé), Fuks obteve seu doutorado na Suécia, no Royal Institute of Technology-KTH, tornando-se o único doutor em acústica musical do país. Especializou-se em engenharia musical, análise acústica e projeto de bocais de instrumentos de sopro. Atua com divulgação científica e pesquisa em voz humana. Atento a novas possibilidades sonoras de objetos e materiais inusitados, tais como celulares e canos de PVC, Fuks criou e lidera a Ciclofônica, orquestra de bicicletas, em que os instrumentistas interagem como um time desportivo e produzem som em movimento. Na Escola de Música da UFRJ ensina acústica e biologia aplicadas à música, fisiologia da voz e construção de instrumentos musicais.

O colóquio "A Música e a Física em Instrumentos de Sopro" tem início às 16h da próxima terça, dia 4, no auditório do 6º andar do CBPF.

O CBPF fica na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul. A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público, e pode ser acompanhada em www.coloquioscbpf.blogspot.com. Os interessados em comprovar presença nos colóquios podem pedir certificado de participação até a véspera do evento para Dayse Lima (dayse@cbpf.br).