UFRJ celebra a marca de 100 Programas de Pós-Graduação

Consolidando a posição de universidade federal com maior número de Programas de Pós-Graduação no Brasil, a UFRJ celebra nesta sexta, 10 de agosto, a marca de cem cursos, alcançada em 2012.

Consolidando a posição de universidade federal com maior número de Programas de Pós-Graduação no Brasil, a UFRJ celebra nesta sexta, 10 de agosto, a marca de cem cursos de pós-graduação, alcançada em 2012. A cerimônia de comemoração será às 15h, no Auditório do CGTEC, na Cidade Universitária da UFRJ (Rua Moniz Aragão, 360).

Estarão presentes no evento o reitor da UFRJ, Carlos Levi, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, Debora Foguel, e representantes de instituições de fomento à pesquisa no Brasil, Capes, FINEP, CNPq, FAPERJ, e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Além dos cem cursos atuais, a UFRJ possui seis mestrados profissionais e dois mestrados e doutorados acadêmicos em fase de avaliação na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tendo, ainda, 36% dos seus cursos avaliados com os conceitos máximos da Capes (6 e 7).

Os últimos Programas de Pós-Graduação aprovados destacam-se na área médica e tiveram início em 2012: Mestrado e Doutorado em Imunologia e Inflamação (Instituto de Microbiologia); Mestrado Profissional em Formação para Pesquisa Biomédica (Instituto de Biofísica); Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (Instituto de Bioquímica Médica).

Nos últimos seis anos, o número de cursos de mestrado e doutorado na UFRJ aumentou em 25%. Hoje, a universidade possui 10.645 matriculados em seus Programas de Pós-Graduação.

Cerimônia em comemoração aos 100 Programas de Pós-Graduação da UFRJ
Data: 10 de agosto de 2012, sexta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório do CGTEC – Cidade Universitária da UFRJ, Ilha do Fundão. Rua Moniz Aragão, 360, térreo – atrás do prédio do Centro de Tecnologia.