Cerimônia será na sexta-feira, 17 de agosto, às 16h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.">Cerimônia será na sexta-feira, 17 de agosto, às 16h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.">
Categorias
Memória

Muniz Sodré recebe tíxadtulo de professor emérito

Cerimônia será na sexta-feira, 17 de agosto, às 16h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ convidam para a sessão solene do Conselho Universitário que concederá o título honorífico ao professor Muniz Sodré, na categoria Professor Emérito. A cerimônia será realizada na sexta-feira, dia 17 de agosto, às 16 horas, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Praia Vermelha.
 
Trata-se de um título de reconhecimento máximo pela obra, dedicação à pesquisa e ao ensino, formação de novos profissionais, novos mestres e doutores e pelo que Sodré representa para a Universidade e para a sociedade. A homenagem será conduzida pelo reitor Carlos Levi, pelos pró-reitores convidados, pelo decano do CFCH, Marcelo Macedo Correa e Castro, pelo próprio contemplado e pelo professor Márcio Tavares D’Amaral, da ECO-UFRJ, que fará uma saudação a Sodré.
 
Um dos maiores intelectuais brasileiros, Muniz Sodré é autor de 36 livros, a maioria no campo da Comunicação e Cultura, incluindo obras sobre Educação e ainda Literatura, Filosofia, contos e ficção. É um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECO-UFRJ, junto com Emmanuel Carneiro Leão, fazendo parte do corpo social da universidade desde 1973. Em 1984 tornou-se professor titular por concurso público, onde foi, por diversas vezes, coordenador da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Também atuou como professor visitante a convite de universidades da Espanha, França, Alemanha e outros países da América Latina. Foi diretor da TV Educativa e presidente da Biblioteca Nacional.
 
Muniz Sodré tem graduação em Direito, pela Universidade Federal da Bahia; mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação, pela Sorbonne; doutorado em Letras, pela UFRJ; pós-doutorado pela Sorbonne; e livre-docência pela UFRJ. É jornalista atuante, do modo como compreende o jornalismo, “uma tarefa comprometida com o espírito público e ativo transformador do mundo”. Segundo Sodré, “Escola de Jornalismo é, portanto, Escola de Comunicação empenhada na formação ético-técnico-política do sujeito, o que implica aprender a pensar, conhecer História, iniciar-se na economia, tornar-se usuário digno da língua e ter uma perspectiva crítica do fenômeno comunicacional".  
 
Após a cerimônia, haverá encontro com amigos e convidados nas dependências da Escola de Comunicação.
 
Serviço:
Cerimônia de entrega de titulo de Emerência ao professor Muniz Sodré
Data: 17/8/2012
Horário: 16 horas
Local: Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Endereço: Av. Pasteur, 250 – 2º andar – Palácio Universitário da Praia Vermelha