Ganhadores de Prêmio Nobel de Quíxadmica na UFRJ

A UFRJ recebe nesta quinta-feira, 26 de julho, dois ganhadores do Prêmio Nobel de Química, em atividades na Cidade Universitária. Às 11h, o professor Daniel Shechtman, ganhador do prêmio em 2011, apresenta no Instituto de Física a palestra “A descoberta dos quasicristais: sua importância na concepção da matéria sólida”. A palestra acontece na sala 343 do Bloco A do Centro de Tecnologia.

Shechtman é professor do Technion – Israel Institute of Technology, em Israel, e da Iowa State University, nos EUA. O prêmio lhe foi conferido pela descoberta dos chamados quasicristais sólidos, cujo arranjo atômico não apresenta periodicidade, assemelhando-se a um “mosaico árabe”, com propriedades físicas especiais, de grande importância científica e tecnológica.

Às 14h30, a universidade realiza cerimônia que marca o início das atividades do professor Kurt Wüthrich, Nobel de Química de 2002, como pesquisador visitante especial dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem/CENABIO/UFRJ e como professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da UFRJ. O evento acontece no Auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde da universidade (Bloco K, 2º andar).