Perdemos nosso querido Aloisio Teixeira

O Partido Comunista Brasileiro manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Aloisio Teixeira.

O Partido Comunista Brasileiro manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Aloisio Teixeira, ex-reitor da UFRJ, nesta segunda-feira, dia 23 de julho. Aloisio pertenceu ao quadro do PCB nos anos 60 e 70, enfrentando prisões e clandestinidade. Professor da UFRJ desde 1981, foi um estudioso do processo de desenvolvimento das economias capitalistas e da ordem econômica internacional e suas contradições. Atuou em diversos órgãos públicos, como a Superintendência Nacional de Abastecimento, em 1986, e na Embratel, em 1995. Elegeu-se reitor da UFRJ em 1998, tendo sido golpeado pelo então Ministro da Educação, Paulo Renato (que nomeou o segundo colocado no pleito, à revelia da grande maioria da comunidade universitária). Em 2003, após novo pleito, foi novamente eleito reitor e finalmente empossado, tendo sido reconduzido ao cargo em 2007. Aloisio foi um lutador da causa democrática e um ferrenho defensor da Universidade Pública brasileira.

Secretariado Nacional do PCB