Categorias
Memória

Amigos homenageiam Aloisio Teixeira

A Universidade Federal do Rio de Janeiro agradece, em nome da família e amigos, pelas homenagens recebidas pelo falecimento de seu ex-reitor Aloisio Teixeira.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro agradece, em nome da família e amigos, pelas mensagens de apoio recebidas desde ontem, 23 de julho, data em que faleceu o seu ex-reitor Aloisio Teixeira (1944-2012). Foram muitas as homenagens, mensagens de apoio e solidariedade recebidas, através de sua Reitoria, registradas abaixo.

Silvério de Paiva Freitas, reitor da UENF: "Em nome de toda a comunidade da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), quero manifestar o meu mais profundo pesar pelo falecimento do professor Aloisio Teixeira, ex-reitor da UFRJ. É realmente uma perda irreparável não só para a comunidade acadêmica, como para todo o país. Esperamos que a família possa superar este momento de dor".

Penha Garcia, sócia-administradora da Livraria Universo Psi: "É com pesar que a Livraria Universo Psi, situada na UFRJ – campus da Praia Vermelha, lamenta o falecimento do Magnífico Ex-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Aloisio Teixeira, na manhã desta segunda-feira".

Reitoria do IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia: "Manifestamos o nosso profundo pesar à UFRJ pela morte do professor Aloisio Teixeira".

Hélgio Trindade, reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA: “Quero solidarizar-me com a Reitoria e a comunidade universitaria da UFRJ por esta perda inestimável para o país e a Universidade brasileira. Foi para mim um grande amigo, colega exemplar como reitor crítico e com visão de um projeto de uma sociedade nacional mais justa”.

Kristine Stenzel, chefe do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras, da UFRJ: “Em nome de todo o corpo docente do departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ, gostaria de manifestar a nossa profunda tristeza com a notícia do falecimento do professor Aloisio Teixeira, estimado ex-reitor da nossa instituição”.

Mariléa Venancio Porfírio, diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida – NEPP-DH (UFRJ): “Nesta hora em que a UFRJ perde um grande professor, uma figura ímpar na defesa dos Direitos Humanos e da cidadania, queremos, em nome de todo o NEPP-DH, nos solidarizarmos e expressar nossa tristeza pela grande perda. Abraços, Mariléa V. Porfírio, Maria Celeste S. Marques, Ricardo Rezende, Vantuil Pereira”.

Nilcéa Freire, representante da Fundação Ford no escritório do Rio de Janeiro: “A presença do Aloisio e sua intervenção no lançamento do GEA [Grupo de Estudos sobre Aborto] ficarão na minha memória como o último carinho, atenção e demonstração de compromisso deste meu querido amigo”.

Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo de Exploração e Produção – Pré-Sal, na Petrobras: “Com imensa tristeza, recebi hoje a notícia do falecimento do professor Aloisio Teixeira. Uma grande perda para todos nós! Uma perda enorme para o país! Deixo aqui registrados meu pesar e minha solidariedade aos familiares, além da minha admiração por esse grande brasileiro, um exemplo de coerência, visão estratégica, espírito público e capacidade de diálogo”.

Vilma de Carvalho, professora emérita da UFRJ (Instituição de origem CCS – EEAN/UFRJ): “Cumpre-me apresentar sentidas condolências pelo falecimento do ex-reitor professor Aloisio Teixeira. Com efeito, perdemos uma digníssima personalidade acadêmica de nossa UFRJ. Espero  que ele possa, ainda, em seu espírito incansável, encontrar melhores respostas para o conhecimento científico e educacional, no reino de Deus. Assim, eu creio”.

Regina Célia Alves Soares Loureiro, servidora da PR-3/UFRJ: “Professor Aloísio Teixeira, jamais esquecerei a atenção e o carinho que sempre dedicou a mim, inclusive num dos momentos mais sofridos da minha vida. Obrigada. MUITA LUZ!!!!!!!”.

A UFRJ agradece, também, pelas homenagens através de coroas de flores, enviadas ao velório do professor, no átrio do Palácio Universitário, do campus Praia Vermelha. Nossos agradecimentos a: Ministério da Educação, governador Sergio Cabral, prefeito Eduardo Paes, Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação de Macaé e FUNEMAC, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, ADUFRJ, Andifes, SINTUFRJ, UNE, CORECON – RJ, SINDECON – RJ, Comitê Central do PCdoB, Direção do PPS, Clube de Regatas Botafogo, Associação Democrática Nacionalista de Militares, Professores e Ada UFRJ, Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ, Instituto de Economia – UFRJ, Direção e Funcionários da FUJB, Faculdade de Educação – UFRJ, Decania do CCJE – UFRJ, SIBI – UFRJ, Decania do CFCH – UFRJ, Decania do CCS/UFRJ, Coppe/UFRJ, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ, FAU-UFRJ, Museu Nacional – UFRJ, Diretoria do SINPRO-RIO, FINEP, Presidência do IPEA, Presidência da Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz, Fundação Mauricio Grabois, deputada e enfermeira Regiane, Faculdade de Odontologia da UFRJ, Faculdade de Medicina da UFRJ, campus UFRJ Macaé, ESS – UFRJ, Escola de Comunicação da UFRJ, Centro de Referência da Mulher – UFRJ, Amigos da UNESCO, Familiares do Sr. Paulo Tonelt Canarge, Sra. Tereza Lobo e Marcio Malan, CGION / Globo, Sra. Carol e Toninho Trevisan, Sr. Francisco Violaine e família.

Foram registradas, ainda, as presenças de: professor Paulo Alcântara, ex-reitor da UFRJ; Saturnino Braga; professor Alexandre Pinto Cardoso, ex-reitor da UFRJ; senador Lindberg Faria; Luciano Coutinho, presidente do BNDES; Luís Antônio Santana; José Gomes Temporão; Luiz Salomão; professor Antônio Ivo de Carvalho, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública; professores, alunos e amigos, diretores de Unidades Acadêmicas da UFRJ.

Abaixo, nota de pesar assinada por João Pedro Stedile, da Secretaria Nacional do MST:

O BRASIL  PERDE  ALOISIO  TEIXEIRA! 
 
Hoje é um dia de luto e pesar  para a educação brasileira  e para todo o povo.   Perdemos  um de nossos mais  importantes pensadores e  intelectuais comprometidos com a causa do Povo.
 
Desempenhou, ao longo da sua vida,  o compromisso coerente e  inegociável com um projeto popular para o Brasil.      Desempenhou as  muitas responsabilidades educacionais na vida pública, e institutições de ensino, sendo  recentemente  reitor da  Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
O  MST,  como movimento social,  perde um amigo  e companheiro, que sempre apoiou a causa da reforma agrária, e a vinculou com a necessária democratização da educação.   Ele nos abriu as portas da universidade  para que nossa base, nossos militantes, pobres, pudessem ter acesso ao Ensino Superior.     Sempre defendeu uma universidade pública, laica, democrática e popular.
 
Deixará saudades,  porém seu legado de vida será um belo exemplo a todos que acreditam, como ele,  de que somente o conhecimento, a educação libertam verdadeiramente as pessoas.
 
 
São Paulo, 23 de julho de 2012                                                                 
                                                                       

Abaixo, nota de pesar do Movimento dos Atingidos por Barragens:

É com profundo sentimento de perda que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Aloisio Teixeira, ocorrido nesta manhã (23/7) em decorrência de um ataque cardíaco.

Aloisio dirigiu a universidade entre 2003 e 2011 e foi um dos grandes incentivadores da realização do Curso de Energia, que acontece na UFRJ em uma parceria entre o MAB e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Aloisio foi um valoroso professor deste curso nas duas turmas que já aconteceram.

Certamente os militantes do MAB e de outros movimentos sociais do Brasil e da América Latina que fizeram o Curso de Energia guardam grandes e boas lembranças e levam para si o aprendizado de sua participação em aula e envolvimento com as questões sociais.

Que seu legado, sua história e princípios permaneçam vivos entre nós, lutadores que, assim como Aloisio, acreditamos ser possível uma nova sociedade, onde os trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso ao Ensino Superior público e de qualidade.

Neste momento de dor, nós nos solidarizamos com os amigos e parentes do professor.

São Paulo, 23 de julho de 2012
Coordenação Nacional
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)