Nota de Pesar

Em nota, Carlos Levi, reitor da UFRJ, lamenta morte do professor Aloísio Teixeira.

NOTA OFICIAL

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, na manhã desta segunda-feira, do ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Aloisio Teixeira. À frente da universidade entre 2003 e 2011, o professor Aloisio imprimiu à UFRJ a marca do diálogo, da preocupação com o acesso universal ao Ensino Superior e, sobretudo, da reflexão – características de sua longa trajetória na administração pública e no ensino. Para ele, as Ciências Humanas e Sociais deveriam ter centralidade no processo de reestruturação da Universidade, instituição indispensável para a construção de um projeto nacional sólido para a nação.

Aloisio nos ajudou de muitas maneiras a repensar o Brasil e a buscar caminhos para transformar o país em uma sociedade menos injusta. Foi, antes de tudo, um educador. Um educador obstinado e em tempo integral. Ficam seus exemplos, seus ensinamentos, suas convicções. Hoje, o Brasil acordou triste, a UFRJ amanheceu menor. O país perde um grande brasileiro.

Carlos Levi
Reitor da UFRJ

A universidade informa que o corpo do professor Aloisio Teixeira será velado até as 18h desta segunda-feira, no átrio do Fórum de Ciência e Cultura, no Palácio Universitário do campus Praia Vermelha da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Urca). A cerimônia de cremação será amanhã, no crematório do Cemitério São Franscisco Xavier, no Caju.