Radares de trânsito entram em fase de testes na UFRJ

Previsão é que fiscalização tenha início na segunda-feira, 23 de julho.

Fiscalização eletrônica deve ter início na segunda-feira

Três radares de trânsito começaram a ser testados esta semana em pontos estratégicos da Cidade Universitária. Em fase de certificação junto ao Inmetro, os radares foram instalados pela CET-Rio, em parceria com a universidade, para limitar a 50 km/h a velocidade de tráfego no campus.

De acordo com o prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, os radares são os primeiros de um total de dez, que funcionarão em locais onde casos de excesso de velocidade e acidentes foram registrados nos últimos meses.

Um dos radares está instalado na esquina da Av. Horácio Macedo com a Rua Maria Dolores, no acesso à Linha Amarela, e os outros ao longo da Av. Horácio Macedo, na altura do Bloco C do Centro de Tecnologia (CT): um no sentido CT-Reitoria e outro no sentido Reitoria-CT. A avenida é um dos trechos mais movimentados da ilha.

“Os radares vão ajudar a reduzir os índices de acidentes e manter um ambiente seguro, compatível com as atividades da universidade”, afirma Ivan. A previsão é que a fiscalização tenha início na próxima segunda-feira, 23.

Outros radares serão instalados na Av. Pedro Calmon, próximos à Ponte do Saber, e nas Avenidas Edson Saad e Carlos Chagas Filho, próximos ao Restaurante Universitário e ao Centro de Ciências da Saúde, respectivamente. Os demais serão instalados nos acessos à Prefeitura Universitária e ao Parque Tecnológico da UFRJ.