Ópera na UFRJ apresenta “Così fan tutte”, de Mozart

Temporada estreia em 5 de julho no Rio e depois segue para Niterói, Petrópolis e Campos.

A ópera Così fan tutte (Assim fazem todas), do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, uma das 12 mais encenadas no mundo, foi a escolhida para a temporada 2012 do projeto Ópera na UFRJ. A estreia será dia 5 de julho, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música UFRJ, e a entrada é franca. Com direção musical e regência de André Cardoso e concepção e coordenação cênica de André Heller-Lopes, o espetáculo, em duas versões – clássica e contemporânea -, contará com a participação de 12 solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ.

Cantada em italiano e com legendas em português, a ópera seguirá em temporada itinerante, com apresentações nos Teatros Municipais de Niterói, Petrópolis e Campos dos Goytacazes, facilitando amplo acesso da população fluminense a esse gênero musical que tem despertado cada vez mais interesse.

“É o melhor texto da trilogia de Mozart e Da Ponte (juntamente com As Bodas de Fígaro e Don Giovanni), o mais à frente do seu tempo. Picante, amoral, olha de maneira muito sórdida para as relações humanas, muito dentro da linha do século XVIII”, diz André Heller-Lopes. “Temos costume de olhar o passado com os olhos do XIX, uma época muito mais puritana, vitoriana, enquanto que o XVIII tem outro tipo de linguagem. Outra coisa que me chama atenção é que essa é uma ópera de conjunto, todos os seis personagens são igualmente importantes”, afirma.

A obra

É na ópera que mais se revela toda a dimensão do gênio de Mozart, que compôs vinte e duas obras, entre elas A Flauta Mágica, As Bodas de Fígaro, Don Giovanni e Così fan tutte, as três últimas em colaboração com o libretista Lorenzo da Ponte.

Così fan tutte é uma das melhores óperas bufas e traz a magistral criação de Mozart na tradução musical das contradições amorosas da alma humana. É uma história sobre a infidelidade feminina, na qual dois jovens oficiais, Ferrando e Guglielmo, apostam com o seu velho amigo Don Alfonso que as suas noivas – as irmãs Fiordiligi e Dorabella – nunca os trairiam. Assim combinam uma encenação. Com a ajuda da criada Despina, são acolhidos na casa das duas irmãs disfarçados de albaneses. Cada um acaba por conquistar a noiva do outro, e quando estão prestes a concretizar um falso casamento, Don Alfonso confirma que assim fazem todas, a trama é desmascarada e os pares originais se reconciliam.

A obra sempre provocou desconforto. Para os olhos do séc. XIX, pareciam aceitáveis homens libertinos como Don Giovanni, mas não as mulheres licenciosas que a ópera põe em cena. O enredo foi durante muito tempo considerado decadente, imoral e indigno de Mozart. Entretanto, a partir de meados do século passado, a obra vem ganhando novas leituras, sendo objeto de sucessivas montagens e atraindo cada vez mais a atenção do público. Um interesse renovado que talvez tenha muito a dizer sobre a nossa época, o que a montagem em duas versões sugere.

Ópera na UFRJ

É um dos mais bem sucedidos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFRJ. Criado em 1994, congrega estudantes, docentes e técnicos da Escola de Música e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, da Escola de Belas Artes (cenários, figurinos e caracterização) e da Escola de Comunicação (direção teatral e iluminação cênica).

RÉCITAS

• Dia 5 de julho de 2012, 19h, Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, versão clássica
  • Dia 6 de julho de 2012, 19h, Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, versão contemporânea
  • Dia 7 de julho de 2012, 16h, Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, versão clássica
  • Dia 8 de julho de 2012, 16h, Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, versão contemporânea
  • Dia 10 de julho de 2012, 12h, Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia da UFRJ, versão contemporânea
  • Dia 12 de julho de 2012, 20h, Teatro Municipal de Niterói, versão clássica
  • Dia 14 de julho de 2012, 19h, Theatro D. Pedro, Petrópolis, versão clássica
  • Dia 19 de julho de 2012, 19h, Teatro Municipal Trianon, Campos dos Goytacazes, versão contemporânea

ENDEREÇOS

SALÃO LEOPOLDO MIGUEZ
Rua do Passeio, 98, Lapa, Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 2262-8742 / www.musica.ufrj.br

AUDITÓRIO HORTA BARBOSA
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia, Bloco A,
Cidade Universitária, RJ
Tel.: (21) 2562-7008 / www.ufrj.br

TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ
Tel.: (21) 2620-1624 / www.tmnit.com.br

THEATRO D. PEDRO
Praça Expedicionários, s/nº,
Centro, Petrópolis, RJ

TEATRO MUNICIPAL TRIANON
Rua Marechal Floriano, 211, Centro,
Campos dos Goytacazes, RJ
Tel.: (22) 2733-8917 / www.teatrotrianon.com.br

CRÉDITOS

Projeto Ópera na UFRJ apresenta:

COSÌ FAN TUTTE, de W. A. Mozart, e libreto de Lorenzo da Ponte

André Cardoso – direção musical e regência
André Heller-Lopes – concepção e coordenação cênica
Daniel Salgado da Luz – direção cênica (versão clássica)
Lívia Ataíde e Luíza Rangel – direção cênica (versão contemporânea)

Solistas (versão clássica):

MANUELA DOS SANTOS – Fiordiligi; LARA CAVALCANTI – Dorabella;
DARUÃ GÓES – Despina; WLADIMIR CABANAS – Ferrando;
PATRICK DE OLIVEIRA – Guglielmo; MURILO NEVES – Don Alfonso.

Solistas (versão contemporânea):
MICHELE MENEZES – Fiordiligi; SOPHIA DE OTERO – Dorabella;
DAFNE BOMS – Despina; DANIEL MARINHO – Ferrando;
FERNANDO LOURENÇO – Guglielmo; FLAVIO LAURIA – Don Alfonso.

CORO e ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ