O silencioso desafio do ensino de Ciências para surdos

Ciência HojeA Casa da Ciência da UFRJ realiza no próximo sábado, dia 30 de junho, das 10 às 13h, a oficina "Acessibilidade hoje: o ensino de Ciências para surdos". Dirigido a professores que atuam na área de Ciências e estudantes e profissionais da área de Comunicação, o evento integra a programação paralela à exposição comemorativa dos 30 anos da revista Ciência Hoje, que segue aberta ao público até o dia 8 de julho.

“Serão cinco atividades que permitirão aos participantes perceber o que é ser surdo em uma sala de aula e que estratégias ele usa, por exemplo, para ler uma reportagem e inserir-se num mundo de informações essencialmente preparado para ouvintes”, explica a professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ).

Há mais de oito anos a professora desenvolve projetos e oferece cursos no IBqM  para estudantes surdos, aproximando-os de conceitos e métodos científicos na área das biociências e abrindo possibilidades junto ao mercado de trabalho. A iniciativa desdobra-se na construção, com os surdos, de um glossário de termos científicos e tecnológicos.

Outros integrantes do grupo de pesquisa do IBqM, coordenados pela professora Vivian, também participarão das oficinas. A superação de barreiras comunicativas e o Glossário Científico serão apresentados por Julia Barral, após atividade realizada por Roberta Savedra, que focaliza como um surdo lê um artigo científico. Flavio Eduardo Silva falará sobre o curso de extensão em biociências e como ele contribui para que a sociedade seja cada vez menos surda aos surdos.

Oficina: Acessibilidade hoje: o ensino de Ciências para surdos

Duração: 3h
30 de junho de 2012 – 10h

Confirme sua participação pelo e-mail: andreza@casadaciencia.ufrj.br