">O Rio de Janeiro dará mais um passo para se credenciar como centro de referência em pesquisas de tecnologias para o fomento da chamada economia verde. No dia 4 de junho, às 13h, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) inaugura o Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego.

Coppe inaugura Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego

No mês da concorrida Rio+20 e na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Rio de Janeiro dará mais um passo importante para se credenciar como centro de referência em pesquisas de tecnologias para o fomento da chamada economia verde.

No dia 4 de junho, às 13h, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) inaugura o Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego, cujo objetivo é ser fonte de subsídio técnico para o governo brasileiro e os programas das Nações Unidas. O evento faz parte da programação pré-Rio+20 da Coppe.

Lançado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e contando com o apoio do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o novo instituto, com sede no Parque Tecnológico da Cidade Universitária, vai integrar ações e atividades desenvolvidas na Coppe voltadas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Durante o evento de inauguração do instituto, o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, lançará a versão em português do relatório da ONU sobre empregos relacionados a tecnologias sustentáveis.

A inauguração do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do ministro das Relações Exteriores, Antonio Aguiar Patriota; do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi; e do diretor da Coppe-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa.