Espetáculo teatral com professores e alunos da UFRJ e da Unirio discute a pobreza e o mercado das artes. A peça "Por que você é pobre?" estreou no dia 12 de maio, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), e fica em cartaz até 3 de junho.

">

">

Espetáculo teatral discute a pobreza e o mercado das artes

Durante vários meses, o Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano entrevistou pessoas de diferentes camadas sociais para discutir os diversos sentidos da pobreza: material, afetivo, espiritual e cultural. A pesquisa resultou no espetáculo "Por que você é pobre?", que reúne teatro, exposição de fotos, vídeos, instalações e performances.

O espetáculo estreou no dia 12 de maio, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), e fica em cartaz até 3 de junho, aos sábados e domingos, às 19h. A entrada para o espetáculo é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada apresentação.

O evento conta ainda com oficinas temáticas e uma exposição de fotos, vídeos e instalações utilizadas na montagem, que ficará aberta ao público durante os dias de apresentação, de terça a sábado, das 10h às 18h, no mesmo local. Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem enviar e-mail para taniaalice@gmail.com. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

O Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano tem direção artística de Gilson Motta, professor da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, e Tania Alice, professora da Escola de Teatro da Unirio, que assina a direção do espetáculo. A equipe artística é formada por alunos e professores das duas universidades, que atuam nas funções de dramaturgia, performance, criação de figurinos, de cenografia e de instalações para o espetáculo e a exposição.

O Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho fica na Praia do Flamengo, 158, no Flamengo.

Programação das oficinas:

Dia 25/5
Oficina: "Meditação e movimento", com a Profª. Drª. Tania Alice (Unirio)

Dia 29/5
Oficina: "Entre teatro e performance", com a Profª. Drª. Mariana Maia (PUC/Rio)