">O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e o advogado Marcelo Cerqueira, que defendeu ex-presos políticos, vão debater a Comissão da Verdade, no programa “Segundas Republicanas”, ciclo de estudos sobre a República Brasileira. O painel acontece nesta segunda-feira (14/5).

Comissão da Verdade é tema de ciclo de estudos

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e o advogado Marcelo Cerqueira, que defendeu ex-presos políticos, vão debater a Comissão da Verdade, no programa “Segundas Republicanas”, ciclo de estudos dirigidos sobre a República Brasileira, que discute os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e o Ministério Público. O painel será nesta segunda-feira (14/5), às 18h30, no Salão Rui Barbosa da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ.

Até 2 de julho, o programa receberá, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, dois convidados, entre professores, magistrados, políticos, jornalistas e executivos, para tratar do Poder Judiciário, foco dessa primeira etapa do programa.

O “Segundas Republicanas”, promovido pela Facc e pela FND da UFRJ e coordenado pelo professor Vitor Iorio, é uma atividade multidisciplinar de extensão universitária com discussões abertas ao público. Cada encontro concederá aos estudantes de Direito inscritos no programa duas horas de estágio pela OAB.

A proposta do programa é oferecer ao público uma revisão crítica do regime republicano, passados mais de 120 anos de sua instalação. A perspectiva multidisciplinar pretende estimular o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a experiência política, articulando os poderes instituídos, o Ministério Público e o chamado quarto poder, a imprensa.

Dia 14/5
“Comissão da Verdade”, com o advogado Marcelo Cerqueira e o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous;

Dia 21/5
“Lei Seca”, com o desembargador Cairo Ítalo França David e o deputado federal Hugo Leal;

Dia 28/5
“Constituição Brasileira e seus Desdobramentos”, com o deputado federal Alessandro Molon e a desembargadora Salete Maccalóz;

Dia 4/6
“Mídia e Justiça”, com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, e o colunista de O Globo  Merval Pereira;

Dia 11/6
“Acesso à Justiça”, com o juiz de direito Eduardo Oberg e o defensor público José Augusto Garcia de Souza;

Dia 18/6
“Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação”, com o professor da Uerj Gustavo Binenbojn e o jornalista Milton Temer;

Dia 25/6
“Estado Punitivo”, com o desembargador Geraldo Prado e o delegado Orlando Zaccone;

Dia 2/7
“Direito e Liberdade”, com o diretor da Faculdade Nacional de Direito-UFRJ, Flávio Alves Martins, e o economista Vladimir Palmeira.