Estreia no dia 16 de abril o programa Segundas Republicanas, um ciclo de estudos dirigidos sobre a República Brasileira, na Faculdade Nacional de Direito (FD) da UFRJ, que discutirá o Ministério Público e os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O encontro de abertura reunirá o desembargador Marcus Faver e o jornalista de O Globo Chico Otávio para falar sobre "O Papel do CNJ".
Até 2 de julho, o Salão Rui Barbosa, da Faculdade de Direito – Rua Moncorvo Filho, nº 8, Praça da República –, receberá, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, dois convidados, entre professores, magistrados, políticos, jornalistas e executivos, com o propósito de tratar do Poder Judiciário, foco dessa primeira etapa do programa.
O Segundas Republicanas, promovido pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da UFRJ e pela FD, e coordenado pelo professor Vitor Iorio, é uma atividade multidisciplinar de extensão universitária, cujas discussões são também abertas ao público e têm entrada franca. Cada encontro concederá aos estudantes de Direito inscritos no programa duas horas de estágio pela OAB.
A proposta do Segundas Republicanas é oferecer ao público uma revisão crítica do regime republicano, passados mais de 120 anos de sua instalação. A perspectiva multidisciplinar pretende estimular o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a experiência política, articulando os poderes instituídos, o Ministério Público e o chamado quarto poder, a imprensa.
Programação
Dia 16/4
"O Papel do CNJ", com o desembargador Marcus Faver e o jornalista Chico Otávio, de O Globo.
Dia 7/5
"Segurança Pública", com o deputado estadual Marcelo Freixo e o jornalista Humberto Nascimento, do SBT−Rio.
Dia 14/5
"Comissão da Verdade", com o presidente da OAB−RJ, Wadih Damous, e o advogado Marcelo Cerqueira.
Dia 21/5
"Lei Seca", com o desembargador Cairo Ítalo França David e o deputado federal Hugo Leal.
Dia 28/5
"Constituição Brasileira e seus desdobramentos", com o deputado federal Alessandro Molon e a desembargadora Salete Maccalóz.
Dia 4/6
"Mídia e Justiça", com o presidente da ABI, Maurício Azêdo, e o colunista Merval Pereira, de O Globo.
Dia 11/6
"Acesso à Justiça", com o defensor público José Augusto Garcia de Souza e o juiz de direito Eduardo Oberg.
Dia 18/6
"Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação", com o jornalista Milton Temer e o professor da UERJ Gustavo Binenbojn.
Dia 25/6
"Estado Punitivo", com o desembargador Geraldo Prado e o delegado Orlando Zaccone.
Dia 2/7
Encerramento.