Categorias
Memória

HUCFF realiza cirurgia com Endoscópio Full HD

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) realizou, no dia 23 de março, a primeira cirurgia de tumor de hipófise com aparelho de endoscopia full HD. O novo equipamento, associado a um neuronavegador, é essencial à maior eficácia e segurança no moderno tratamento dos portadores de tumores da hipófise.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) realizou, no dia 23 de março, a primeira cirurgia de tumor de hipófise com aparelho de endoscopia full HD. O novo equipamento, associado a um neuronavegador, é essencial à maior eficácia e segurança no moderno tratamento dos portadores de tumores da hipófise. O endoscópio é usado para fazer a cirurgia, e o neuronavegador para orientar a posição do cirurgião por meio da navegação por imagens de ressonância magnética.

“Com a câmera full HD é possível ter uma imagem mais nítida dos tumores. A visualização obtida usando tal equipamento, através de fino tubo introduzido pelo nariz do paciente, permite a remoção tumoral com segurança em relação às estruturas normais vizinhas na base do crânio”, explica o professor Jorge Marcondes, do Serviço de Neurocirurgia do HUCFF.

Hospital é referência

O equipamento, utilizado nos melhores centros de pesquisa do mundo, foi adquirido pelo Serviço de Neurocirurgia, em parceria com o Serviço de Endocrinologia, por meio de um projeto de pesquisa fomentado pela Fundação de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).  O HUCFF é referência nacional para o tratamento dos tumores hipofisários. O Serviço conta com oito neurocirurgiões no seu corpo de staffs e cinco residentes.

Os tumores de hipófise são frequentes e representam 15% dos tumores intracranianos. Estão localizados na base do crânio, bem próximo aos nervos óticos, e podem ser detectados por exames de imagem cerebral, como a ressonância magnética. A doença pode produzir hormônios, levando a síndromes clínicas, como produção excessiva de leite em mulheres não grávidas e cessação de menstruação. Também é comum casos de aumento excessivo da face e das extremidades devido à produção de hormônio do crescimento. Em alguns casos, o aumento pode levar à perda visual progressiva, por compressão dos nervos óticos vizinhos ao tumor. Na maioria dos casos, tais tumores são tratados através de cirurgia.

Como ser atendido

O HUCFF recebe pacientes de todo o Brasil, mas, principalmente, do estado do Rio de Janeiro. Para ser atendido, é preciso ter um encaminhamento de um posto de saúde ou hospital da rede SUS. Após a avaliação da glândula hipófise, os pacientes são encaminhados para o Serviço de Neurocirurgia.