">Escrito por renomados professores das universidades de Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e Teresópolis, o livro Psicologia Médica - a dimensão psicossocial da prática médica apresenta experiências na área de saúde mental.  A obra é produto do trabalho no Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), que serviu como campo para o desenvolvimento de atividades descritas no livro.

Professores lançam livro sobre Psicologia Médica

Escrito por renomados professores das universidades de Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e Teresópolis, o livro Psicologia Médica – a dimensão psicossocial da prática médica apresenta experiências na área de saúde mental.  A obra é produto do trabalho no Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), que serviu como campo para o desenvolvimento de atividades descritas no livro.

Escrito por renomados professores das universidades de Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e Teresópolis, o livro Psicologia Médica – a dimensão psicossocial da prática médica apresenta experiências na área de saúde mental. Marco Antônio Brasil, Eugênio Paes Campos, Geraldo Francisco do Amaral, José Givaldo Melquiades e outros autores assinam o livro, que expõe casos clínicos, abordando de maneira didática e objetiva os aspectos emocionais do paciente e do médico. A obra é produto do trabalho no Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), que serviu como campo para o desenvolvimento de atividades descritas no livro.

O lançamento aconteceu no último dia 12, no Auditório Halley Pacheco, no HUCFF. Durante a cerimônia, o professor Miguel Chalub fez uma reflexão histórica sobre a introdução da Psicologia na prática médica, apontando que psiquiatras e psicólogos precisam ter uma relação harmoniosa.

Após o lançamento do livro, aconteceu a abertura do “1º Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar do HUCFF”. Em sua primeira edição, o curso teórico-prático vai especializar psicólogos em atender às demandas de saúde mental nos diferentes contextos de um hospital geral. Por ser ministrado dentro de um hospital universitário, o curso também vai atender às necessidades de formação de psicólogos na área hospitalar.