">A UFRJ entrega, na próxima segunda (12/03), o título de Doutor Honoris Causa ao cineasta e educador Nelson Pereira dos Santos. A cerimônia acontece durante a sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), a ser realizado às 18h, no Salão Pedro Calmon, segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha.

UFRJ concede título Doutor Honoris Causa a Nelson Pereira dos Santos

Um dos precursores do Cinema Novo, movimento de vanguarda do cinema nacional, entre os anos 1950 e 1960, Nelson Pereira dos Santos também é padrinho da Escola de Cinema do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ e fundador da graduação em Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade de Brasília (UnB).

O cineasta realizou mais de 20 filmes, entre eles, Vidas Secas, A música segundo Tom Jobim e Rio 40 graus, uma das obras mais premiadas da cinematografia brasileira. Nelson Pereira foi o primeiro cineasta a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Salão Pedro Calmon está localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, número 250.