Categorias
Memória

Residente do HUCFF conquista primeiro lugar em prova de título

No topo da lista de classificados para a prova de membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), está um residente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF−UFRJ). Bernardo Crespo Alves, médico do Serviço de Ortopedia do hospital, obteve a maior pontuação do 41º Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) 2012.

No topo da lista de classificados para a prova de membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), está um residente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF−UFRJ). Bernardo Crespo Alves, médico do Serviço de Ortopedia do hospital, obteve a maior pontuação do 41º Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) 2012 e, com isso, alcançou o primeiro lugar para a obtenção do Título de Especialista da Sociedade.

Segundo o médico, a preparação para a prova consistiu no estudo diário que foi orientado pela residência médica: “O primeiro lugar foi surpresa, mas a boa classificação era esperada. Não por um desempenho individual fora da média, mas pelo histórico de classificações dos residentes do HUCFF, que nos últimos anos sempre estiveram entre os primeiros colocados”.

O exame anual, encarado como a OAB dos ortopedistas, é realizado em duas etapas. A primeira foi em dezembro, no Rio de Janeiro, com uma prova eliminatória teórica. A segunda foi aplicada por uma banca, em Campinas, por meio do método oral/prático, com a análise de dois casos clínicos. Além das provas, o candidato também precisa enviar o currículo para ser analisado pela Comissão de Educação Continuada (CEC).

O mais novo membro da SBOT tem 27 anos, é graduado pela UFRJ e terminou, em 2012, a residência médica em ortopedia no HUCFF. Bernardo seguiu o exemplo de outro colega do Serviço de Ortopedia, o doutor José Carlos Cohen, que foi o primeiro colocado da prova TEOT em 2003.