Categorias
Memória

Thyssenkrupp Steel investirá mais em intercâmbios e estágios na Escola Politécnica da UFRJ

O convênio de bolsas, intercâmbios e estágios entre a Escola Politécnica da UFRJ e a Thyssenkrupp Steel –  a maior produtora de aço da Alemanha -,  poderá dar passos maiores em 2012. Para este ano, a parceira deverá disponibilizar Bolsas de Iniciação Científica, além de outros incentivos, tais como os cursos de línguas estrangeiras e acompanhamento acadêmico para os graduandos interessados em se qualificar nas áreas de atuação da Thyssenkrupp. 
 
Assinado em 2009, no contexto da instalação da CSA Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, o acordo prevê a capacitação de alunos através de trocas de experiência e conhecimentos entre os estudantes, professores e a empresa. O projeto piloto premiou com bolsas de estudos os oito melhores colocados no vestibular de 2010 em Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da UFRJ. Cada estudante recebe, desde então, por mês, a quantia de R$ 500, o que valerá até o final da graduação. 
 
             
De acordo com o aluno do 5° período de Engenharia de Materiais Anderson de Farias Pereira, premiado com a bolsa, o convênio permite aliar formação acadêmica com a profissional. “Espero novas oportunidades pela frente, em relação a estágios de férias, iniciação científica, projetos na indústria e áreas afins, que possibilitem uma maior interação entre a nossa formação teórica e prática e entre o ambiente acadêmico e industrial”, afirmou  o aluno. Ele destacou também o investimento na formação de profissionais do setor, que sofre com a escassez dessa mão de obra atualmente.
 
Um dos destaques da parceria é a possibilidade de os alunos matriculados no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM), da Escola Politécnica da UFRJ, fazerem mestrado na Universidade Duisburg-Essen. Localizada no estado Nordrhein-Westfale, que fica na região de maior tradição na indústria de siderurgia, a universidade é também a mais desenvolvida da Alemanha, com a maior concentração demográfica da Europa. Para se candidatar, é preciso ter excepcional desempenho acadêmico, inglês avançado e alemão, no mínimo, B1.  
 
Segundo o representante de recursos humanos da Thyssenkrupp, Eliezer Dias, a empresa acredita na gestão de talentos como aposta no futuro da companhia e procura estimular a competição com as altas exigências, mas também com benefícios. “Esperamos que os estudantes que trabalhem na Alemanha aprendam essa cultura para que, no retorno ao Brasil, possam  desenvolvê-la aqui”, explica Dias.
           
Formação na Alemanha e perspectivas
 
Na Alemanha, os alunos dispõem de uma excelente formação acadêmica, além da possibilidade de uma imersão na cultura corporativa e social do país. Durante o período de três semestres, eles poderão desenvolver seus projetos de mestrado nas áreas de Logística, Conformação de Metais e Siderurgia. No período de férias acadêmicas, poderão acompanhar a rotina de trabalho da Thyssenkrupp. 
 
Já no último semestre, as teses devem ser finalizadas dentro da própria empresa.  Os alunos com maior aproveitamento serão incorporados ao quadro de funcionários em uma das unidades brasileiras da siderúrgica, ao final do curso.
 
As vantagens da bolsa incluem os dois anos de intercâmbio na Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, estágios na Thyssenkrupp, seguro-saúde, transporte, moradia, curso de alemão, entre outros. 
 
A coordenadora do projeto dentro do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, professora Giselle Araújo, estimula os graduandos a conhecer o convênio para uma possível participação, agregando mais essa experiência positiva à vida acadêmica.  
 
Os interessados em saber mais detalhes sobre a parceria devem entrar em contato com a professora pelo e-mail:
giselle@metalmat.ufrj.br