">A Faculdade de Letras, através dos Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (Clac), está oferecendo Cursos Intensivos de Línguas para Intercâmbio. Por enquanto, trata-se de um projeto piloto, com turmas de Inglês e Francês. As aulas começaram em 17/1 e vão até 16/2.

Letras oferece cursos de Inglês e Francês para alunos de intercâmbio

Segundo Franciane Santos, técnica em Assuntos Educacionais do Clac, são cursos instrumentais com fins acadêmicos: “O aluno da UFRJ que pretende fazer intercâmbio é preparado para vivenciar o contexto acadêmico de uma universidade no exterior. Isso inclui não somente questões acadêmicas, como a forma de escrever determinados gêneros de trabalhos, o que esperar do professor, como se comportar em relação aos seus colegas e à parte administrativa da universidade, mas também a questão cultural, que pode ser um choque e um empecilho para o aluno lá fora”, explicou.

Essa é a primeira iniciativa do projeto Letras no Processo de Internacionalização, parceria entre o Clac e o Setor de Convênio e Relações Internacionais (Scri).  “Os cursos não se originaram do simples interesse da Faculdade de Letras ou do Clac de ofertar um curso diferente. Surgiram a partir do Processo de Internacionalização da UFRJ. Pensamos que o passo inicial poderia ser dado através da linguagem, que é o primeiro meio de comunicação entre os países”, afirmou Franciane.

A previsão é que os cursos sejam oferecidos, no mínimo, uma vez por ano, em janeiro, com possibilidade de expansão para um curso de inverno, em julho. De acordo com a demanda, também pode haver uma diversificação nos idiomas ofertados. As inscrições foram limitadas a alunos da UFRJ e houve preferência nas vagas para quem já estivesse dentro do programa de intercâmbio.