Categorias
Memória

Adiada inauguração da Ponte do Saber

Equipes do Governo e da Prefeitura estão mobilizadas na remoção de escombros e no resgate às vítimas do desabamento de três prédios, na última quarta, dia 25, no Centro do Rio. Uma nova data será definida.

 A cerimônia de inauguração da Ponte do Saber, na saída do campus da Cidade Universitária da UFRJ, que ocorreria nesta sexta, dia 27, foi suspensa. Para a solenidade, estava prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, além do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Equipes do Governo e da Prefeitura, no entanto, estão mobilizadas na remoção de escombros e no resgate às vítimas do desabamento de três prédios, na noite da última quarta, dia 25, no Centro do Rio. Uma nova data será definida pelo Governo do Estado.

A ponte estaiada (sustentada por cabos) fará a conexão do campus da UFRJ, na Cidade Universitária, à Linha Vermelha (sentido Centro). Com 780 metros de comprimento e 180 de vão livre, a obra custou R$ 62 milhões. O dinheiro é proveniente de medida compensatória em razão do derramamento, em 2000, pela Petrobras, de 1,3 milhão de litros de óleo na Baía de Guanabara. A obra é parte de um projeto mais amplo, iniciado em 2009, que incluiu medidas de dragagem e recuperação dos manguezais que circundam a Cidade Universitária.