">Encontro Nacional dos Estudantes de Química (Enequi), realizado na UFRJ até o dia 28, reúne graduandos de todo o país para atividades acadêmicas e culturais.

Enequi promove na UFRJ integração entre estudantes de Química de todo o país

A UFRJ está recebendo, até o próximo dia 28, o “30º Encontro Nacional dos Estudantes de Química” (Enequi). Além de atividades acadêmicas relacionadas à área, como palestras e minicursos, também estão sendo oferecidas atividades culturais.

Delegações de alunos de cursos de nível técnico e superior em Química de todo o país vieram ao Rio de Janeiro para o evento, realizado anualmente. O tema desta edição é “Os desdobramentos do Ano Internacional da Química”.

“Assim como a UNE (União Nacional dos Estudantes) é a congregação geral dos estudantes, nós temos a Exequi, que é a Executiva Nacional dos Estudantes de Química. O Enequi é o fórum no qual os alunos de Química do Brasil inteiro podem se reunir e discutir questões pertinentes aos cursos e à área profissional”, disse Tarcísio Pelissari Costa, coordenador do evento.

Tarcísio, formado em Licenciatura em Química, recusou vários convites para o Enequi ao longo dos anos em que estudou na UFRJ, por achar que o evento passava uma imagem de “turismo acadêmico”. Mas ele acabou descobrindo que havia mais a ser oferecido. “Vivi intensamente o Enequi Curitiba, no ano passado, e saí de lá com a meta de organizar uma edição aqui no Rio”, contou o coordenador.

Os estudantes são os responsáveis pela organização do encontro, o que inclui o planejamento, a captação de recursos, o contato com profissionais da área e o fornecimento de infraestrutura, como alojamento e alimentação. “Estamos organizando o Enequi Rio há um ano, desde que saímos de Curitiba. Temos o apoio da universidade, mas quem trabalha, programa e planeja são os alunos”, afirmou Tarcísio.

Os participantes do encontro estão alojados na Faculdade de Letras, na Cidade Universitária, e frequentam atividades acadêmicas durante o dia e culturais à noite. As delegações retornam no sábado (28/1).