">Em cerimônia realizada na sede da Capes, em Brasília, dois alunos da UFRJ receberam o Grande Prêmio Capes de Teses 2010.

Alunos da UFRJ recebem Grande Prêmio Capes de Teses

Em cerimônia realizada em dezembro passado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, dois alunos da UFRJ receberam o Grande Prêmio Capes de Teses 2010, referente a teses de doutorado defendidas em 2009.

Augusto César Vieira Getirana, aluno de doutorado do Programa de Engenharia Civil da Coppe, foi premiado na grande área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra com a tese “Contribuições da altimetria espacial à modelagem hidrológica de grandes bacias da Amazônia”. Na área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, o prêmio foi para Leonardo Barbosa Koerich, do curso de Genética do Instituto de Biologia da UFRJ, com a tese “Baixa conservação do conteúdo gênico do cromossomo Y em 12 espécies de Drosophila”. Já o prêmio da grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências foi para Rosana Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Koerich, professor adjunto de Genética no Instituto de Biologia desde o ano passado, afirma que o prêmio pode ajudar muito profissionalmente: “O trabalho ganha mais visibilidade, pois esse é o principal prêmio de teses do país. É bom para o currículo, além de facilitar a formação de novos contatos”. Os ganhadores do Grande Prêmio Capes de Teses também recebem bolsas de pós-doutorado e R$ 15 mil. A tese de Koerich foi orientada pelo professor Antônio Bernardo de Carvalho.

O trabalho já rendeu três artigos, sendo o principal deles na revista Nature. A partir de agora, ele pretende continuar investindo na sua formação como professor e pesquisador da área de genética e evolução.