Projeto da ECO incentiva produção de vídeos

O Laboratório Cultura Viva recebe, até 23 de janeiro, inscrições para o Edital de Produção de Vídeos Autorais que farão parte da Revista Eletrônica Cultura Viva, a ser lançada em 2012. Podem se candidatar ao concurso Pontos e Pontões de Cultura de todo o país, que produzirão vídeos com temáticas e gêneros livres, com duração entre quatro e seis minutos.

No primeiro edital divulgado pelo Laboratório, em maio de 2011, 20 Pontos de Cultura de diversas regiões do país foram selecionados para produzir quatro documentários cada um, os quais estão em plena fase de produção, totalizando 80 filmes ao fim do processo.

Inscrições e informações sobre o Edital para Vídeos Autorais estão disponíveis aqui.

Produção colaborativa

O Laboratório Cultura Viva é um projeto realizado pela Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, e com a Fundação Universitária José Bonifácio. O projeto visa à produção, exibição, difusão, formação, pesquisa e experimentação em audiovisual e multimídia dos Pontos e Pontões de Cultura, através da articulação de redes, do desenvolvimento de uma plataforma on-line de produção colaborativa e da produção de uma revista eletrônica para veiculação em TV e multimídia.

O Laboratório tem ainda como objetivo dar sequência às experiências anteriores dos Pontos de Cultura com a produção de programas para TV, principalmente as séries Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil, realizadas em parceria com a TV Brasil. Além disso, visa estimular a participação dos Pontos de Cultura na produção, exibição e difusão de produtos audiovisuais e multimídia em televisão, internet e novas mídias, assim como integrar a produção dos Pontos de Cultura com a pesquisa universitária.

* Com informações do Ministério da Cultura (MinC)