">Na sessão conjunta de encerramento do Conselho Universitário e da Plenária de Decanos e Diretores, o reitor Carlos Levi fez um balanço das realizações do começo de sua gestão e revelou alguns dos objetivos e desafios da UFRJ para 2012.

Reitor apresenta objetivos para 2012

Na sessão conjunta de encerramento do Conselho Universitário (Consuni) e da Plenária de Decanos e Diretores, realizada na quinta-feira, 22/12, o reitor Carlos Levi fez um balanço das realizações do começo de sua gestão e revelou alguns dos objetivos e desafios da UFRJ para 2012. Levi destacou que até o momento da reunião a atual Reitoria havia concluído seis obras e contratado três. Cinco estavam em fase de contratação e 28 obras em andamento, em toda a universidade.

O reitor apresentou a conselheiros, decanos e diretores de unidades acadêmicas algumas das metas principais que sua gestão buscará concretizar em 2012: o encaminhamento da discussão acerca do Estatuto da UFRJ; a inauguração do Complexo Estudantil CT−CCMN, da Ponte Sul e de um terminal de BRT (Bus Rapid Transit) na Cidade Universitária e a  reinstitucionalização do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI). A Reitoria pretende ainda discutir e aprovar um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Até março de 2012, será encaminhado às decanias e unidades um formulário para coletar expectativas e ambições.

Outros objetivos para o próximo ano são a conclusão do prédio do Instituto de Física e a reforma das instalações atuais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) − com o projeto de um novo edifício para o hospital −, além da criação da Escola Superior de Cidadania, vinculada ao Centro de Formação de Servidores.

Em meio ao reconhecimento das conquistas do ano que está prestes a se encerrar e às expectativas positivas quanto a 2012, o reitor lembrou, com pesar, o falecimento dos colegas docentes Joel Teodósio, Belkis Valdman, Antônio Barros de Castro, Cláudia Jardim, Suzana Barros, Maria Yedda Linhares, Ana Clara Torres e André Urani.