Categorias
Memória

Centro de Referência de Mulheres da Maré encerra os cursos de 2011

A cerimônia de encerramento das atividades do ano letivo de 2011 dos cursos oferecidos às mulheres do bairro da Maré pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa (CRMM-CR), que pertence ao Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ, foi realizada na última sexta-feira (9/12), no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A cerimônia de encerramento das atividades do ano letivo de 2011 dos cursos oferecidos às mulheres do bairro da Maré pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa (CRMM-CR), que pertence ao Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ, foi realizada na última sexta-feira (9/12), no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Certificados de conclusão das atividades foram entregues às alunas e o evento contou com a participação de representantes da decania do CFCH e da equipe do CRMM-CR.

“A cada ano é sempre uma alegria”, afirmou Eliana Amorim Moura, coordenadora do CRMM-CR. “Muitas ‘oficineiras’ foram formadas dentro do nosso centro. São cursos e oficinas ministrados de maneira muito particular: muita conversa e reflexão, formando pessoas que lutam pelos direitos humanos”, concluiu Eliana. “Oficineiras” são as professoras das oficinas sociais. Em 2011, foi oferecido o curso “Encenando direitos humanos na onda da Lei Maria da Penha” e as oficinas “Crochê”, “Fuxico I”, “Fuxico Avançado”, “Bonecas de Pano”, “Cozinhando com Arte” (Culinária Natural), entre outras.

Vera Lucia Jorge, aluna do curso de Direitos Humanos e das oficinas, espera que, em 2012, possa aprender muito mais, para permanecer gerando renda a partir desse  trabalho. “Vivia naquele mundinho fechado. Agora, sei sobreviver e sobressair. Hoje eu estou radiante e feliz por tudo em que o Centro me ajudou”, disse Vera Lucia. Érika de Carvalho,  assistente social da equipe do CRMM-CR, ressaltou a importância da confiança depositada pelas mulheres da Maré no Centro. “Essa troca de experiências é o que nos motiva na luta pelas políticas públicas em direitos humanos e pelos direitos da mulher”, afirmou.

O CRMM-CR está localizado na Rua 17, no sub-bairro Vila do João, no bairro da Maré (anexo ao Posto de Saúde). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone é (21) 3104-9896. Para mais informações, o Centro possui o site e o e-mail coordenacao.crmm@nepp-dh.ufrj.br.

O CRMM foi implantado em 2000 e tem por missão ampliar e consolidar o atendimento e o acompanhamento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência de gênero, em sua expressão doméstica, e investir na formação de quadros de graduação, pesquisa e extensão da UFRJ na área de políticas públicas em direitos humanos para as mulheres.